Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
De 21 a 23 de junho

Pesquisa de testagem rápida para Covid-19 é realizada em Londrina

N.Com
20 jun 2020 às 19:40
- Gilson Abreu/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Estudo de Prevalência da Infecção por Covid-19 no Brasil (EPICOVID19-BR), coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e financiado pelo Ministério da Saúde, junto ao IBOPE Inteligência, realizam entre os dias 21 e 23 deste mês, visitas residenciais nas quais serão feitas entrevistas e testagens rápidas do novo coronavírus.

A cidade de Londrina foi incluída na pesquisa e segundo a médica Fátima Tomimatsu, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o objetivo é testar 250 moradores do município. A coordenação de pesquisa da Ufpel junto com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), definiram quais seriam as residências e regiões das pessoas que serão entrevistadas. Assim, a partir dos setores censitários do IBGE, as testagens serão feitas mediante um sorteio aleatório.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A médica destacou que a participação na pesquisa é voluntária. "É importante frisar que a pessoa será esclarecida e os moradores vão receber panfletos informativos a respeito da pesquisa e, também, um formulário de termo de consentimento. No entanto, a participação é voluntária”, frisou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana

Imagem de destaque
183 no Paraná

Brasil já registra 1.657 mortes por dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Altitude

Palmeiras recorre a suplemento para amenizar 'viagem que Guardiola não faz'

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil


O teste será realizado por meio de uma coleta de sangue da ponta do dedo do participante, sendo, posteriormente, analisada em um aparelho. O resultado leva em torno de, aproximadamente, 15 minutos. Enquanto isso, será realizada uma entrevista em relação aos sintomas, medidas de proteção e isolamento social.

Publicidade


De acordo com Tomimatsu, caso algum participante apresente positivo no teste, os pesquisadores irão realizar contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). "Em casos positivos, a enfermeira contratada, que estará acompanhando as entrevistas, fará contato com a Secretaria de Saúde para que nós possamos dar os devidos encaminhamentos com esse participante que testar positivo”, destacou.


A pesquisa EPICOVID19-BR, que estima a proporção de casos de infecção por coronavírus no Brasil, inicia nova etapa a partir deste domingo (21). A meta é realizar 33.250 testes rápidos e entrevistas em 133 cidades de todos os estados do país.

O estudo tem aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e cumpre todos os requisitos de segurança necessários, para proteger os pesquisadores e a população. Cerca de 2,6 mil pesquisadores do IBOPE Inteligência farão visitas domiciliares. Eles estarão identificados por crachá e com os equipamentos de proteção individuais, como máscaras, toucas, aventais, óculos de proteção, entre outros.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade