Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos apontou que pessoas que fumam têm maior tendência a engordar. Segundo o estudo, o tabaco diminui a capacidade de degustar os alimentos compostos por gordura e açúcar, o que, consequentemente, pode elevar seu consumo.
Yanina Pepino, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, e Julie Mennella, biofisiologista do Centro Monell, na Filadélfia, analisaram quatro grupos de mulheres entre 21 e 41 anos que foram divididas em: obesas fumantes, obesas não-fumantes, fumantes com peso normal e não-fumantes com peso normal.
Os grupos foram submetidos a um teste no qual teriam de avaliar pudins de baunilha quanto à sua doçura e cremosidade. Os pudins tinham diferentes concentrações de açúcar.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
A experiência constatou que o grupo de obesas fumantes teve menor capacidade de identificar o açúcar e sentir prazer na sobremesa, o que, consequentemente, segundo o estudo, promoveria um aumento no consumo.
"As pessoas obesas muitas vezes anseiam alimentos ricos em gordura. Nossas descobertas sugerem que ter esse desejo intenso, mas não sentir a gordura e doçura dos alimentos, pode levar as pessoas a comerem mais", explicou e finalizou Yanina.
Outros estudos já haviam ligado o tabaco à obesidade.
(Com informações do Portal Terra)