26/05/20
35º/23ºLONDRINA
PUBLICIDADE
|
Ciência

Pesquisa indica possibilidade de barrar transmissão de malária no país

A conclusão de um estudo conduzido na Unesp (Universidade Estadual Paulista) pode abrir para cientistas a possibilidade de pensar em estratégias de bloqueio da transmissão da malária pelo mosquito vetor. Segundo o estudo, apoiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), as bactérias intestinais do mosquito influenciam o desenvolvimento do parasita causador da doença no organismo do inseto, o que altera também as chances de transmissão para humanos.

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


Quando o mosquito Anopheles darlingi pica um humano que está com malária, ocorre uma interação entre o parasita e as bactérias intestinais do mosquito, o que é crucial para a continuação do ciclo de transmissão da doença. De acordo com a pesquisa, o conjunto de micro-organismos no intestino do mosquito parece determinar sua vulnerabilidade à infecção pelo parasita Plasmodium vivax – espécie responsável pela maioria dos casos de malária no Brasil.

"Descobrimos que, no intestino do Anopheles, a carga parasitária tem influência na composição da microbiota e vice-versa. Após investigar a relação parasita-bactéria mais a fundo, integrando dados da composição da microbiota a análises genéticas referentes a imunidade do mosquito, pretendemos realizar estudos de silenciamento de genes. O objetivo é desenvolver mosquitos imunes ao Plasmodium vivax”, disse à Agência Fapesp o professor Jayme Augusto de Souza-Neto, da Unesp de Botucatu e coordenador do projeto.

Dessa forma, o mosquito não se infecta e, consequentemente, não transmite o parasita para humanos, explicou Souza-Neto, que é professor do Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp.

A descoberta vai possibilitar o desenvolvimento de estratégias de modificação de população, por exemplo, liberar na natureza mosquitos transgênicos que sejam imunes ao parasita da malária.
Agência Brasil
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Ação será neste sábado
Saúde abre novo agendamento para vacinação contra a gripe
26/05/2020 15:49
Entenda
Hospital Evangélico de Londrina suspende atendimentos do pronto-socorro por 72 h
26/05/2020 10:55
Saiba mais
Medo de contágio cria obsessão por limpeza e busca de sintomas do coronavírus
26/05/2020 10:27
Muitos riscos
Apesar da decisão da OMS, Ministério da Saúde manterá orientação sobre cloroquina
26/05/2020 09:33
Preocupante
Casos de coronavírus em crianças até 9 anos sobem 50 vezes em SP no último mês
26/05/2020 08:25
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados