Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja os dados

Pesquisa mostra que 56% dos fumantes reduziram consumo na quarentena

Agência Brasil
10 jun 2020 às 09:46
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pesquisa realizada pelas faculdades de Fisioterapia e Medicina da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) mostra que a maioria dos fumantes brasileiros diminuiu o uso de cigarro e derivados no período da quarentena.

O estudo, intitulado 'Influência da Pandemia da Covid-19 no Nível de Dependência a Nicotina e nos Hábitos de Consumo de Cigarro e Derivados', ouviu 128 pessoas tabagistas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a pesquisa, a maioria dos fumantes, 56,2%, disse ter reduzido o consumo de cigarros ou similares na quarentena; 37,5% afirmaram que aumentaram o consumo de um a dez cigarros a mais ao dia; e 6,1% declararam que elevaram o consumo acima de dez cigarros a mais por dia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sem condições

Médico acusado de trabalhar embriagado pula a janela para fugir da polícia em Mauá da Serra

Imagem de destaque
Oleosidade

Sabonetes enzimáticos auxiliam no controle de filamentos sebáceos na pele

Imagem de destaque
Análise

Atendimentos por telemedicina no Brasil crescem 172% em 2023 após lei que regulamenta saúde digital

Imagem de destaque
Dia do beijo

De herpes à surdez, saiba quais são os riscos do beijo


O levantamento mostrou ainda que 46% dos brasileiros tabagistas relataram sentir mais vontade de fumar durante o período; mas também que 42% disseram estar mais motivados para parar de fumar no período da pandemia.


"Um ponto interessante é que uma boa parcela dos fumantes está enxergando a pandemia como uma motivação para deixar o hábito de fumar, o que reforça que este é um oportuno momento para os profissionais de saúde intervir e orientar estes indivíduos sobre estratégias para deixar o cigarro e seus derivados de vez”, destacou a professora de Fisioterapia da Unoeste Ana Paula Coelho Figueira Freire, uma das coordenadoras do projeto.

A pesquisa mostrou ainda que os tabagistas ouvidos têm um elevado grau de conhecimento sobre a relação de complicações da Covid-19 e o hábito de fumar. "Os dados apontam que 77,3% deles sabem que o consumo de cigarro e derivados podem agravar os sintomas da doença e levar a maiores complicações”, ressaltou a coordenadora.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade