Já pensou medir a probabilidade de se ter determinada doença com base no mês em que cada pessoa nasceu? Alguns estudiosos do Centro Médico da Universidade de Columbia acreditam que o mês de nascimento pode realmente influenciar na saúde e fizeram um estudo baseado nisso.
Usando a base de dados da própria universidade, com dados de 1.749.400 pessoas desde o ano 2000 até 2014, os pesquisadores verificaram 1.688 condições e perceberam que a prevalência de 55 delas estavam de alguma forma ligadas ao mês de nascimento. Entre elas, 20 eram relações já mostradas em outros estudos menores, e 16 foram doenças totalmente novas. Entre as doenças mapeadas, haviam quadros como hipertensão, miocardiopatia, asma, otite média e a até TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade).
Os especialistas acreditam que essa relação está principalmente relacionada às estações do ano, principalmente durante a gravidez, já que fatores como quantidade de vitamina D, exposição ao vírus da gripe e infecções respiratórias, entre outros...
Leia mais:
Investigação sobre desvios em compra de vacina da Covid volta ao STF, e PGR analisa em segredo
Droga injetável contra HIV é eleita descoberta de 2024 pela revista Science
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
Como as estações variam de acordo com o hemisfério, é provável que esse estudo ainda não se aplique ao Brasil. No entanto, agora os pesquisadores da Universidade de Columbia vão se unir a 40 outros institutos ao redor do mundo para criar uma padronização internacional, levando também em conta fatores ambientais, como exposição à poluição e até mesmo ao fumo passivo.