Um "vírus gigante" foi encontrado no Rio Negro (Amazônia) por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O vírus encontrado recebeu o nome de "Samba" e possui um genoma complexo: seus genes só foram encontrados em células e nenhum outro vírus pôde codificar.
O Samba é o maior genoma de vírus já sequenciado no Brasil. A descoberta veio como resultado do interesse do professor Jônatas Abrahão que, em 2011, organizou uma expedição à Manaus para buscar vírus gigantes.
Segundo os estudiosos, a descoberta - publicada no Virology Journal - abre novas possibilidades no universo microscópico. "Estamos provando que os vírus gigantes existem em todos os ambientes – temos coletado amostras em lagoas urbanas e de solos em várias regiões do País", declarou Jônatas. Foram registrados outros vírus na Lagoa da Pampulha (Belo Horizonte, MG) - chamado Niemeyer Vírus - e na Serra do Cipó - o Cipó Vírus.
Leia mais:
Investigação sobre desvios em compra de vacina da Covid volta ao STF, e PGR analisa em segredo
Droga injetável contra HIV é eleita descoberta de 2024 pela revista Science
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
No caso do vírus Samba, foi notado um ambiente particular e propício para sua existência: há aparente harmonia entre ele e a ameba hospedeira, além de outros vírus menores que o acompanham, batizados de Rio Negro Vírus.
(Com informações do Portal Terra)