21/11/19
34º/21ºLONDRINA
Constante mutação

Pesquisadores descobrem novo subtipo do vírus HIV

Pela primeira vez em 19 anos, pesquisadores descobriram um novo subtipo do vírus da aids. A cepa inédita pertence ao grupo que gera mais de 90% dos casos da pandemia. Cientistas do Laboratório Abbott e da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, assinam a pesquisa, publicada na Journal of Acquired Immune Deficiency Syndromes.

Arquivo/Agência Brasil

Como qualquer outro vírus, o HIV sofre mutações que, eventualmente, podem dar origem a um novo subtipo. "Essa descoberta nos lembra que, para dar fim à pandemia do HIV, temos de acompanhar de forma contínua esse vírus em constante mutação e usar os últimos avanços da tecnologia para monitorar sua evolução", disse a coautora do estudo Carole McArthur, da Universidade do Missouri.

A descoberta não é motivo para pânico. O novo subtipo é raro e, provavelmente, restrito à República Democrática do Congo, onde a epidemia surgiu. Além disso, testes de diagnóstico são programados para reconhecer as partes mais estáveis do vírus, que geralmente não sofrem mutações. "Em relação à epidemia global, é mais um subtipo para ficarmos alertas", afirma Amílcar Tanuri, coordenador do Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Para descrever o novo subtipo, os cientistas tiveram de mapear o genoma de uma amostra de 2001. Eles conseguiram fazer o sequenciamento genético completo e determinar que o vírus era idêntico ao de outras duas amostras coletadas anteriormente, em 1983 e em 1990.

"Precisamos monitorá-lo para estar sempre um passo à frente do vírus", disse Mary Rodgers, pesquisadora da Abbott e coautora do estudo. Cerca de 36,7 milhões de pessoas vivem com HIV em todo o mundo.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Agência Estado