Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Uva 'Bordô'

Pigmento extraído da uva pode atuar contra leishmaniose

Agência USP de Notícias
12 mai 2014 às 15:26

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Restos de casca e semente de uva podem se transformar em uma substância em pó colorida (pigmento) com propriedades funcionais, como capacidade antioxidante, atividade antibacteriana, e ainda inibir uma enzima relacionada à doença leishmaniose: a arginase de Leishmania. Esses são alguns dos resultados obtidos por uma pesquisa da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, em Pirassununga.

O autor do estudo, o engenheiro de alimentos Volnei Brito de Souza, sob orientação da professora Carmen Sílvia Fávaro Trindade, analisou o aproveitamento dos subprodutos da produção de vinho da uva do tipo Bordô, variedade conhecida por ter uma grande quantidade de pigmento. Os testes in vitro mostraram que as cascas e sementes, que sobram após o processo de vinificação, podem se tornar um pigmento natural com aplicações na indústria farmacêutica, alimentícia e cosmética.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o pesquisador, o pigmento apresenta, entre suas propriedades funcionais, a capacidade antioxidante que protege o corpo dos efeitos prejudiciais dos radicais livres (substâncias geradas no organismo, responsáveis por reações que prejudicam as células).

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS

Imagem de destaque
Não disponíveis

Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS

Imagem de destaque
Segundo pesquisadores

Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência

Imagem de destaque
Entenda

Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas


Foi constatada também atividade antibacteriana. O pigmento foi testado contra a ação de quatro bactérias patogências, que podem causar doenças, conseguindo inibir o crescimento de duas bactérias: Staphylococcus aureus e Listeria monocytogenes, relacionadas a infecções de origem alimentar. "Essa atividade antimicrobiana pode ser aproveitada, por exemplo, para inibir o crescimento dessas bactérias em diferentes produtos alimentícios", explica Souza.

Publicidade


O engenheiro destaca que "o pigmento obtido poderia substituir os corantes sintéticos que podem ser tóxicos. O pigmento é natural, solúvel em água, não tem gosto e remete à uva por causa da cor roxa. Pode ser empregado em bebidas, iogurtes e cosméticos, entre outros".


As amostras da pesquisa tiveram alta inibição da atividade da enzima arginase, associada ao metabolismo e a reprodução da Leishmania, protozoário causador da leishmaniose. "O pigmento poderia ser testado na produção de alguma droga para o tratamento da doença", afirma o engenheiro de alimentos.

Publicidade


Pigmento


Para obter o pigmento, o pesquisador triturou as cascas e sementes de uva, junto com uma mistura contendo 50% de água e 50% de etanol. Depois extraiu o líquido e em seguida eliminou o álcool. Adicionou maltodextrina, um carboidrato que ajuda no processo de secagem do composto.

Publicidade


Para virar pó, o líquido (extrato + maltodextrina) foi colocado em um atomizador (aparelho para a secagem rápida de produtos finais de líquidos a pó). "Nesse processo, a secagem é instantânea, por isso o pigmento não perde suas propriedades funcionais ou sua cor", observa Souza.


O estudo ainda testou a estabilidade do produto durante a armazenagem sob temperatura e umidade controladas, durante 120 dias. "Constatamos que quanto mais maltodextrina havia na amostra, maior é a proteção ao pigmento, mas, de um modo geral, o produto manteve todas as suas características no armazenamento".

O trabalho também contou com a colaboração do professor Edson Roberto da Silva, da FZEA, e da professora Maria Inés Genovese Rodriguez, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo