A Secretaria de Saúde de Londrina volta a alertar a população sobre os cuidados a serem adotados, ao receber os agentes de endemias, que trabalham no combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue. O alerta é para evitar assalto às residências, como aconteceu na quinta-feira (2), na região central, envolvendo pessoas que se apresentaram como funcionários da saúde.
De acordo com o coordenador de endemias, Élson Belisário, o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), divulgado em 19 de janeiro, apontou infestação de 1,7%. "O índice coloca Londrina em estado de alerta, pois está acima de 1%, conforme preconizado pela Organização Mundial da Saúde", lembrou.
"Necessitamos, portanto, da máxima colaboração dos moradores, no sentido de atendimento ao agente. Ao mesmo tempo, pessoas mal intencionadas aproveitam para entrar nas residências. Portanto, os cuidados, por parte do morador, são necessários e terão que ser redobrados", alertou o coordenador.
Leia mais:
Usina nuclear de Angra 2 testará produção de remédio contra câncer
Brasil atingiu a marca de 672 mil pacientes que se tratam com cannabis medicinal
Deborah Blando revela que tem fibromialgia há 36 anos
Estudo aponta alta letalidade de cânceres relacionados ao tabaco
Ele solicita que os moradores, antes de atender aos agentes, atentem para os seguintes identificadores: uniforme composto por calça e jaleco da cor caqui, ou camiseta branca, com logomarca da Prefeitura de Londrina; documentação pessoal; bolsa da cor amarela com logomarca da Secretaria de Estado da Saúde ou bolsa da cor preta, com logomarca da Prefeitura de Londrina.
Belisário ainda informa que o trabalho ocorre, com regularidade, em todas as regiões da cidade. "Como não temos rodízio frequente de agente, em sua maioria, eles são conhecidos dos moradores. Mesmo com esses cuidados, se ainda houver dúvidas, os moradores podem entrar em contato pelo telefone 0800 4001893, que imediatamente identificamos o agente", ressaltou.
A população pode ajudar no combate à dengue, por meio do Disque Denúncia da Guarda Municipal (153), onde o serviço estará à disposição 24 horas por dia. Já pelo telefone (43) 9992-3970, as denúncias podem ser feitas das 7h às 19h.