Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Qualidade da água

PR já registra mais de 1.300 casos de hepatite este ano

Redação Bonde com Sesa
08 out 2009 às 14:45

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O secretário da Saúde, Gilberto Martin, participou da Oficina Macrorregional Sul de Hepatites Virais, que aconteceu durante a semana em Curitiba. O evento contou com dezenas de profissionais de saúde do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que reuniram-se para avaliar o Programa de Hepatites Virais e as propostas de ações para sua melhoria.

Gilberto Martin destacou a importância de realizar um evento para discussão e avaliação das ações que vem sendo realizadas pelos Programas de Hepatites Virais. "As deliberações resultantes deste encontro serão aplicadas no Paraná a fim melhorar as ações de combate às hepatites. Um dos trabalhos mais importantes que ressalto e que deve ser aperfeiçoado é a educação em saúde. É preciso mobilizar e sensibilizar as pessoas sobre a importância dos cuidados pessoais de prevenção que evitam a contaminação", enfatizou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A representante da diretoria do departamento de DST/Aids do Ministério da Saúde, Ramira Oliveira, considera a luta contra a hepatite um desafio da saúde pública. "Para contribuir com a causa é imprescindível que cada um traga as experiências vivenciadas em cada Estado e juntos possamos discutir para posteriormente trabalhar com mudanças de perspectivas práticas", reiterou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nova atividade

Usina nuclear de Angra 2 testará produção de remédio contra câncer

Imagem de destaque
Recorde

Brasil atingiu a marca de 672 mil pacientes que se tratam com cannabis medicinal

Imagem de destaque
Doença crônica

Deborah Blando revela que tem fibromialgia há 36 anos

Imagem de destaque
Letalidade de até 80%

Estudo aponta alta letalidade de cânceres relacionados ao tabaco


Prevenção

Publicidade


Como medida preventiva para evitar a Hepatite A, uma das principais ações é o controle da qualidade da água, realizada por meio dos programas da Vigilância Sanitária. Na área científica, o Paraná realiza sorologias para diagnóstico, exames de Biologia Molecular e Genotipagem para acompanhamento dos portadores crônicos dos vírus B e C no Lacen.


Atendimento

Publicidade


O atendimento aos portadores crônicos é feito pelos serviços especializados localizados em Centros de Referência, Hospitais Universitários e serviços credenciados nas diversas regionais de saúde. A dispensação dos medicamentos para tratamento da doença é feito por meio das farmácias especiais localizadas nas 22 Regionais de Saúde do Estado.


Transmissão

Publicidade


Os tipos mais comuns de hepatite são transmitidos pelos vírus A, B e C. A hepatite A pode ser adquirida pelo contato direto com uma pessoa doente ou através de alimentos ou água contaminados, por mãos mal-lavadas ou sujas que estejam contaminadas com o vírus. O vírus tipo B e C é transmitido pelo sangue, ocorrendo principalmente nas relações sexuais sem proteção, ou por objetos como seringas e agulhas contaminadas com o vírus.


Dados

Publicidade


Dados epidemiológicos preliminares do Sistema de Informação de Agravos de Notificação registraram no ano passado 760 casos de Hepatite tipo A, 206 do tipo B e C em fase aguda e 1700 na fase crônica. Este ano, ocorreram 414 contaminações por Hepatite A, 139 pelos tipos B e C em fase aguda e 839 crônica - totalizando 1.382 casos.


Sintomas

- Cansaço
- Tontura
- Enjôo/vômitos
- Febre
- Dor abdominal
- Pele e olhos amarelados
- Urina escura
- Fezes claras


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo