Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Combate à covid

Prefeito publica decreto com novas medidas restritivas em Maringá

Redação Bonde com assessoria
15 mar 2021 às 19:18
- Pixabau
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O prefeito de Maringá (Noroeste), Ulisses Maia (PSD), baixou novo decreto nesta segunda-feira (15) estabelecendo medidas relativas à proteção à saúde da população, buscando minimizar a possibilidade de contágio da Covid-19.


O novo documento, que entra em vigor 0h de terça-feira (16), até às 23h59 do dia 22 de março, mantém a suspensão das aulas presenciais nas instituições de ensino públicas e privadas e manutenção do toque de recolher entre 20h e 5h.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Também continuarão proibidos eventos, festas, aglomerações, uso dos espaços públicos como praças e parques e vendas de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo entre 20h e 5h, diariamente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ex-BBB

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão

Imagem de destaque
Entenda

Após indiciamento de Bolsonaro, PGR pede mais apuração sobre fraude em cartão de vacina

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana

Imagem de destaque
183 no Paraná

Brasil já registra 1.657 mortes por dengue desde janeiro de 2024


Está proibido o funcionamento de bares e comercialização de bebidas alcoólicas em espaços públicos e coletivos no período das 20h às 5h, diariamente.

Publicidade


Restaurantes, lanchonetes, sorveterias, praça de alimentação, food trucks e similares, só poderão funcionar por entregas, sem atendimento presencial, diariamente, até às 23h.


Ficam proibidas academias de ginástica, luta, natação, assim como todas as atividades coletivas como futebol, vôlei e handebol. Permanecem fechados clubes, associações e áreas de lazer de condomínio.

Publicidade


Estão suspensos todos os eventos no município de Maringá, inclusive casamentos agendados até 27/11/2020, além de cultos, missas e reuniões religiosas no modo presencial. Ficam suspensas as realizações de cirurgias eletivas hospitalares e ambulatoriais, nos serviços públicos e privados.


O decreto, flexibiliza o funcionamento de algumas atividades e serviços em Maringá. Essa flexibilização só foi possível porque o Executivo tomou a decisão de adotar medidas mais enérgicas antes das demais cidades, antecipando uma tendência do estado. Neste período, a Secretaria Municipal de Saúde constatou redução na média de pessoas contaminadas. Nos primeiros 10 dias de março a média foi de 322 contaminações. Nos últimos cinco dias, a média foi de 218 casos por dia. "A qualquer momento, havendo aumento considerável de casos, a Prefeitura tomará novas medidas de restrição”, explica Maia.

Publicidade


CONFIRA NO ARQUIVO ABAIXO OS HORÁRIOS DAS ATIVIDADES EM FUNCIONAMENTO EM MARINGÁ A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA (16)


Publicidade


Mercados e Similares

Os supermercados e mercados funcionarão até às 20h, de segunda a sábado, com proibição de consumo no local aos sábados, bem como venda de bebida alcoólica e gelada.


Padarias, açougues, peixarias, casas de massas e frutarias funcionarão até às 20h, de segunda a sábado. A venda por delivery desses segmentos está permitida de segunda a domingo.

Publicidade


Funcionamento com restrição de horários


Atividades comerciais, galerias e centros comerciais poderão voltar a funcionar com restrição de horário, das 10h às 17h. A prestação de serviços está permitida das 9h às 18h.

Publicidade


Já os shoppings centers poderão funcionar das 11h às 19h30 e os shoppings de atacado até às 17h.
Salões de beleza, barbearias e clínicas de estética poderão funcionar até às 19h. Nesses segmentos o funcionamento estará restrito de segunda a sexta-feira a apenas com 50% da capacidade.


Lojas de conveniências e disk-bebidas podem funcionar até as 19h30, de segunda a sábado.


Pet shops e lojas agropecuárias funcionarão de segunda a sábado, até às 19h30. Já os serviços de banho e tosa permanecem de segunda a sexta-feira, até às 19h.


As secretarias e autarquias municipais também vão implantar turnos de trabalho, pela manhã e à tarde, com 50% da força de trabalho em cada período. O atendimento ao público deverá ser realizado, prioritariamente, online ou através de agendamento.


Serviços essenciais


Serviços essenciais como assistência médica, hospitalar, odontológica, fonoaudiologia, fisioterapia e psicológica; veterinária; laboratórios de análises clínicas; farmácias, telecomunicação e tecnologia da informação; processamento de dados; segurança privada; transporte e entrega de cargas; bancos e lotéricas; indústria e construção civil; serviços de recolhimento de entulho; distribuidora de gás e água e postos de combustíveis (com exceção de lojas de conveniências) poderão funcionar sem restrição de horário.

Os ônibus de transporte coletivo deverão circular com no máximo 50% da sua capacidade total de passageiros.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade