A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Saúde divulgou hoje (6) as principais ações realizadas nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2012 das nove diretorias. Além disso, o secretário de Saúde mostrou dados das atividades desenvolvidas no mês de janeiro e a previsão para os próximos meses. A prestação de contas foi realizada às 8h, na Câmara de Vereadores de Londrina.
Segundo o secretário de Saúde, Francisco Eugênio de Souza, hoje o município conta com 75 equipes de Saúde da Família, 137 médicos, 1.117 profissionais entre enfermeiros, auxiliares de enfermagem, dentistas, agentes de saúde, auxiliares administrativos e 103 médicos que atuam nos Pronto-Atendimentos e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Para melhor atender a população, está em andamento a contratação, através de concurso público, de sete médicos clínico-gerais, 30 plantonistas, oito pediatras, oito pediatras plantonistas, seis ginecologistas, dois cardiologistas, um anestesista e um urologista. A Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (DGTES) fez um levantamento dos cargos que precisam ser criados para a substituição dos contratados através de testes seletivos. De acordo com o estudo, é imprescindível a criação de 68 cargos para a central de regulação, 17 farmacêuticos, 28 profissionais para a internação domiciliar, 70 para o Núcleo de Apoio a Saúde da Família, 75 para o programa Saúde da Família e 111 para o SAMU.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
A situação atual da frota de veículos da saúde também foi apresentada. A cidade conta hoje com 208 veículos e cinco ambulâncias, sendo quatro básicas e uma avançada. A meta é chegar a 12 ambulâncias e adquirir mais 30 carros para a secretaria. Nos últimos meses, a Saúde contava apenas com uma ambulância básica e uma avançada.
Com relação aos dados do quarto trimestre, o diretor de Urgência e Emergência (DUES), Sérgio Canavesi, mostrou o número de atendimentos realizados no período. Somente o Pronto-Atendimento Municipal atendeu 23.791 crianças e 21.427 adultos, o que totaliza 45.218 pessoas atendidas pelo sistema, ou seja, uma média de 15.072 consultas por mês. Já o Pronto-Atendimento do Jardim Leonor recebeu 22.069 londrinenses. O serviço no Maria Cecília contabilizou 10.786 pacientes e no União da Vitória 6.281, o que representa 39.136 consultas.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu 20.174 chamados nos últimos meses, sendo que 2.568 destes foram trotes. "Infelizmente, mesmo tendo uma lei estadual em vigor desde 2011 para o combate ao trote, ainda, percebemos que há um índice constante dessa prática. Em outubro e novembro, registramos 12% das ligações como trote e em dezembro elas representaram 8%", disse Canavesi.
A Central de Leitos, responsável para transferência de pacientes que receberam o primeiro atendimento, registrou 8.496 procedimentos. Desses, 3.006 vieram das Unidades Básicas de Saúde (UBS), 2.040 da Unidade de Regulação Macronorte e 1.132 do Pronto-Atendimento.
"Analisando os dados percebemos que o atendimento nas unidades de saúde está funcionando de forma integrada. Através de todos os procedimentos, verificamos que a população está tendo acesso aos serviços de saúde, à classificação de risco e que está sendo feita uma distribuição igualitária dos pacientes nos hospitais e pronto-atendimentos do município", afirmou o diretor de Urgência e Emergência.
No período, o Laboratório Municipal (Centrolab) assumiu integralmente a realização dos exames laboratoriais de rotina e urgência encaminhados pelas UBS, Maternidade Pública, Pronto-Atendimentos e de internação domiciliar. A Secretaria de Saúde entregou a reforma e ampliação da UBS do Jardim bandeirantes, inaugurou a nova sede da UBS da Vila Ricardo, estabeleceu horário especial para a realização do preventivo em consideração à Campanha de Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama, entregou a nova sede da Farmácia Municipal, lançou o programa "Londrina Fique Sabendo", começou a receber 43 veículos novos, ao custo de R$ 1.439.239,53, que serão utilizados para diversos serviços da saúde e assinou a ordem de serviço para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim do Sol.
Todas as nove diretorias da Secretaria de Saúde apresentaram seus trabalhos. São elas: Diretoria-Geral, Diretorias de Serviços Complementares de Saúde (DSCS), Financeira e de Gestão de Compras e Serviços (DFGCS), de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (DGTE), de Regulação da Atenção à Saúde (DRAS), de Logística e Manutenção em Saúde (DLMS), de Atenção Primária à Saúde (DAPS), de Planejamento e Gestão em Saúde (DPGS), de Urgência e Emergência em Saúde (DUES), de Vigilância em Saúde (DVS), a Ouvidoria e o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador apresentaram os dados.
A prestação de contas está prevista na Lei nº 8.689, de 27 de julho de 1993, no Decreto nº 1.651, de 28 de setembro de 1995, e nas instruções normativas nº 32/09 e nº 40/09 do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).