Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Conheça o programa

Prefeitura lança serviço de tira-dúvidas sobre vacina contra a Covid-19 em Londrina

Redação Bonde com N.Com
11 fev 2022 às 19:26
- Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com o objetivo de fornecer informações e esclarecimentos sobre a vacina contra a Covid-19 para a população, a Prefeitura de Londrina oficializou, na manhã desta sexta-feira (11), uma parceria com a startup londrinense AtendeDoc. A colaboração também envolve o Hospital Vascular de Londrina, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).


Por meio da iniciativa, a empresa oferecerá gratuitamente, ao Município, 1.200 agendamentos em seu aplicativo para sessões de tira-dúvidas. Dessa forma, os cidadãos que tiverem questões sobre a vacina, adulta e pediátrica, poderão baixar a plataforma no celular ou tablet, por meio do site www.atendedoc.com.br, criar um perfil e marcar um atendimento on-line, que será realizado pelos estudantes de medicina da PUCPR, sob supervisão dos professores atuantes no Hospital Vascular.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O serviço estará disponível a partir de segunda-feira (14). Todas as orientações fornecidas pelos alunos estarão alinhadas aos protocolos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além das vacinas, os estudantes responderão questões sobre doenças vasculares, como trombose e varizes, que está entre as áreas de atuação do Hospital Vascular. Trata-se de um projeto piloto, que no futuro poderá ser ampliado.

Leia mais:

Imagem de destaque
183 no Paraná

Brasil já registra 1.657 mortes por dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Altitude

Palmeiras recorre a suplemento para amenizar 'viagem que Guardiola não faz'

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas


A parceria do Município com a AtendeDoc foi possibilitada pela participação da empresa no Edital de Chamamento Público nº 002/2018, do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). Voltada às áreas de inovação e tecnologia, essa ação oferece a startups a oportunidade de implementar seus projetos na administração municipal, por meio de convênios estabelecidos com a Prefeitura.

Publicidade


O prefeito Marcelo Belinati agradeceu e parabenizou todos os envolvidos na iniciativa e disse que o serviço é de suma importância, principalmente em um cenário em que há muitas fake news e informações desencontradas sobre a vacina circulando. “Este trabalho terá grande alcance social, pois possibilitar tirar dúvidas da população à respeito da vacinação e, com isso, conseguiremos atingir um número maior de pessoas vacinadas. Precisamos vacinar as crianças, ainda mais agora com o retorno às aulas e com o aumento do número de casos de Covid-19”, apontou.


O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, ressaltou que Londrina se destaca novamente como protagonista em ações voltadas ao enfrentamento à pandemia para a população. “Com esse convênio, vamos poder oferecer, ao cidadão londrinense, uma plataforma on-line de teleorientação para as pessoas que têm dúvidas sobre a vacina contra a Covid-19, por exemplo sobre reações vacinais, indicação, contra-indicação. Esperamos, com essa nova plataforma, nesse momento epidemiológico em que temos reforçado a importância da vacinação das crianças, conseguir tirar as dúvidas dos pais e responsáveis por crianças de 5 a 11 anos que a vida toda vacinaram os seus filhos, mas por conta de fake news estão receosos sobre a vacina contra a Covid-19. Também esperamos conseguir ampliar a cobertura vacinal de nossas crianças”, afirmou.

Publicidade


O criador da AtendeDoc e professor de Imunologia e Inovação em Medicina da PUCPR, Cristiano Russo, contou que ele e seu parceiro, o estudante de medicina Pedro Petry, iniciaram a startup em 2020. Segundo Russo, a AtendeDoc é pensada como um serviço particular, em que os usuários cadastrados podem agendar consultas ou optar por ser atendidos de maneira instantânea pelos profissionais de saúde cadastrados na plataforma. Além disso, o aplicativo possibilita a emissão de laudos e receitas médicas.


“Parabenizo a Codel e Prefeitura por essa iniciativa, que possibilita que as startups testem, validem e refinem suas soluções, incentivando grandemente o ecossistema de inovação de Londrina. Um dos aspectos mais significativos dessa parceria é que ela atua de forma tripla, unindo a iniciativa privada, o poder público e a academia. Vamos oferecer um serviço gratuito, que beneficiará a população e contribuirá para o treinamento dos estudantes de medicina”, pontuou Russo.

Publicidade


O presidente da Codel, Bruno Ubiratan, destacou que o edital de soluções inovadoras da Codel, que permitiu a parceria com a Atededoc, é muito importante porque possibilita às empresas testarem, gratuitamente, as suas soluções dentro do poder público, para depois expandir para o Brasil inteiro. “É algo inovador que estamos fazendo, esse edital vem para revolucionar e traz benefícios tanto para o setor público quanto para o privado”, frisou.


O cirurgião do Hospital Vascular e docente da PUC, Rodrigo Gomes, lembrou que as pessoas foram muito impactadas pela pandemia e isso trouxe muitas restrições de acesso à medicina e que, por isso, a plataforma de telemedicina é muito importante, porque ela quebra a barreira física, permitindo o contato do paciente, que está na casa dele, com o médico. “Sabemos que a Covid-19 trouxe muitos problemas de trombose e que também surgiram muitas dúvidas sobre a vacina causar trombose. Por conta disso, essa plataforma também será um instrumento muito importante para que as pessoas possam tirar dúvidas sobre isso, ou seja, se a vacina causa trombose, se a pessoa que tem problema vascular deve se vacinar, etc. Estamos muito contentes com o acolhimento da Prefeitura e em podermos prestar esse serviço para a comunidade de Londrina”, expôs.

Publicidade


O coordenador-adjunto do curso de Medicina da PUC, Paulo Roberto Bignardi, contou que o interesse da universidade neste projeto é levar informação verdadeira para a população. “Estamos nesta era de desinformação e isso confunde as pessoas. A universidade é o berço da ciência, do conhecimento, e levar o que é de mais recente na literatura científica, por meio dos nossos professores e estudantes, para a população, é o legado de nossa universidade”, destacou.


Programa Centelha – A AtendeDoc é uma das quatro startups londrinenses contempladas pelo Programa Centelha, que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Paraná. Ao todo, 1.316 empresas se inscreveram para o programa, que selecionou 30 empresas. Através da iniciativa, as startups recebem capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.


O Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e Fundação CERTI. No Paraná, é executado pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FAPPR).

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade