Pesquisas apontam que cerca de 24% dos brasileiros sofrem de pressão alta, conhecida como uma inimiga silenciosa. Isso porque na maioria dos casos os portadores de hipertensão não sente os sintomas da doença. Entretanto ela está diretamente ligada a problemas cardiológicos que são responsáveis por um terço das mortes registradas em todo o país, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
O Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão, na última segunda-feira (26), foi marcado por várias atividades e alertas à população sobre os riscos da doença. Para marcar a data, a SBC lançou a campanha ‘Sou 12 por 8’. "Essa é a pressão ideal. As pessoas que tiverem acima ou abaixo disso devem procurar um médico", explica o cardiologista Luciano Canônico, especialista em Hipertensão. Segundo ele, é importante medir a pressão pelo menos uma vez ao ano. "Já quem sabe que é hipertenso deve verificar a pressão duas vezes por mês, no mínimo", diz.
O cardiologista alerta que ignorar hábitos preventivos pode custar caro. "Muita gente só fica sabendo que tem pressão alta depois de sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Vale lembrar que além de matar, as doenças do coração podem deixar a pessoa incapacitada para o resto da vida", ressalta Canônico.
Leia mais:
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas
A hipertensão pode atingir pessoas de qualquer idade. "Trata-se de uma doença com causas multifacetadas, sendo que a origem genética é bastante comum. Portanto, filhos de pais hipertensos devem ter cuidados redobrados", explica o cardiologista. Os sintomas mais comuns da hipertensão são dor de cabeça, tontura, vômito, mal-estar e sangramento no nariz.
Entre os cuidados preventivos estão a prática de exercícios físicos aeróbicos, como caminhadas, natação ou ciclismo e alimentação balanceada. "Também é importante diminuir o sal da comida e dar preferência ao consumo de verduras e frutas", orienta o médico. "O cigarro, a ingestão de bebidas alcoólicas, o estresse e o excesso de peso também são prejudiciais", afirma.
O tratamento da pressão alta é feito com o uso de medicamentos. "A hipertensão é uma doença crônica e a partir do seu surgimento o paciente precisa tomar medicamentos pelo resto da vida. Apesar da possibilidade de levar uma vida normal mesmo fazendo uso da medicação, a prevenção ainda é o melhor remédio", avalia o cardiologista.
SAIBA MAIS
O que é a pressão arterial?
É a tensão da parede das artérias sobre o conteúdo de sangue no seu interior.
Qual é a pressão ideal?
120 X 80 mmHg (popularmente chamada de "12 por 8")
O coração bombeia o sangue para o resto do corpo
120 - Equivale à pressão sistólica, o início da onda de pressão (quando o coração se contrai e bombeia o sangue)
O coração se enche de sangue
80 - É a pressão diastólica, a pressão mínima do ciclo (quando o coração relaxa)
Quando ocorre a hipertensão?
A pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial está acima de 12 por 8 durante mais da metade do dia. Isso pode ocorrer quando há um aumento de contração das artérias, que eleva a pressão do sangue dentro do vaso. Com o tempo, pode causar uma sobrecarga nas artérias, coração, cérebro e rins.