Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Provas no domingo

Primeira fase do Revalida teve 124 candidatos no PR

Andréa Bertoldi - Folha de Londrina
26 ago 2013 às 11:42

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os 1.772 médicos inscritos no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) fizeram as provas neste domingo (25) em dez capitais. No Paraná, os testes foram realizados em Curitiba e tiveram 124 candidatos. O exame é destinado aos médicos que obtiveram o diploma no exterior e querem trabalhar no Brasil. Os profissionais contratados pelo Mais Médicos, no entanto, não precisaram passar pelo exame.

Os candidatos fizeram uma prova objetiva com 110 questões e uma discursiva com cinco perguntas. Os aprovados na primeira fase ainda devem fazer a segunda etapa do exame, que avaliará as habilidades clínicas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Revalida foi criado em 2011 e é aplicado uma vez por ano. Entram na avaliação conteúdos e competências das cinco áreas de exercício profissional: cirurgia, medicina de família e comunidade, pediatria, ginecologia-obstetrícia e clínica médica. Além disso, o exame estabelece níveis de desempenho esperados para as habilidades específicas de cada área.

Leia mais:

Imagem de destaque
Verão e chuvas

Brasil tem estabilidade de casos de dengue, mas especialistas alertam para aumento em breve

Imagem de destaque
Saiba mais

Acesso à internet pode melhorar a saúde mental de pessoas acima de 50 anos, diz estudo

Imagem de destaque
Tratamento?

Hormonologia, sem reconhecimento de entidades médicas, se espalha nas redes e tem até congresso

Imagem de destaque
Lamentável

58 milhões de vacinas da Covid vencem no estoque federal; perda nos municípios é maior


"A prova foi justa, mas muito longa com 110 questões objetivas", disse a candidata Gabriela Pezzini Volpato. Ela é brasileira, nasceu no Mato Grosso do Sul e fez a faculdade no Paraguai. Silas Negrão Serra Junior também fez a prova ontem. ‘’Achei a prova cansativa, mas com bom nível e perguntas bem elaboradas’, disse. Ele contou que conseguiu terminar de responder as questões objetivas quase no final do prazo que era de cinco horas.

Publicidade


Antes do Revalida, cada instituição de ensino superior estabelecia os processos de análise da correspondência curricular, seguindo a legislação de revalidação de diplomas prevista no País.


O exame é conhecido pelo alto grau de dificuldade. No ano passado, o índice de aprovação variou de 6,41% entre os estudantes bolivianos a 27,27% para os venezuelanos. Os brasileiros com diploma obtido no exterior também são obrigados a fazer o Revalida pra trabalhar no País. No caso, o índice de aprovação no ano passado, 7,5%, foi inferior ao de 2011 (7,89%).

Este ano seria aplicado também um pré-teste para estudantes brasileiros do sexto ano de medicina, com objetivo de avaliar se o Revalida está dentro das diretrizes curriculares do País. A baixa adesão, no entanto, fez com que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela prova, adiasse o pré-teste. Apenas 505 dos 2.353 formandos inscritos no pré-teste confirmaram a participação no estudo. Ainda não há uma nova data marcada. (Com agências)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo