Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
No Brasil

Projeto propõe vagas para negros em hospitais privados

Agência Câmara
08 out 2012 às 15:06

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governo federal pode ser obrigado a fazer parcerias com os hospitais particulares para que a população negra tenha acesso a vagas e leitos médicos em todo o Brasil. A reserva de vagas para negros está prevista no projeto de lei do deputado Márcio Marinho (PRB-BA) - a proposta usa a lei 12.228/10, que criou o Estatuto da Igualdade Racial.

Segundo o autor, o objetivo do projeto é garantir à população negra o acesso da rede de saúde, já que não há vagas suficientes nos hospitais públicos do país. "O acesso à saúde é uma garantia constitucional que não vem sendo cumprida, especialmente quando se trata da mulher e da população afrodescendente", afirma o deputado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Marinho cita dados da terceira edição do estudo "Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça", que mostra que as mulheres negras têm menos acesso a exames. O número de brasileiras negras que nunca fizeram mamografia, por exemplo, é de 46,3%, bem acima do índice das mulheres brancas, de 28,7%, e até mesmo da média das mulheres em geral, de 36,4%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS


"E essa desigualdade também se mantém se o recorte for [feito] entre mulheres com mais de 12 anos de estudo: 10,5% das mulheres brancas com esse nível educacional [ensino médio completo] não fizeram o exame. No caso das mulheres negras, 18%", argumenta o autor.

Como o projeto tramita na Câmara em caráter conclusivo, ele não precisa votado no plenário, apenas ser aprovado pelas comissões da Câmara - neste caso, são três: Direitos Humanos e Minorias, Seguridade Social e Família, e Constituição e Justiça e de Cidadania.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo