Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Monitoramento

Recall de medicamentos aumenta 62% em 2021

Fábio Zanini - Folhapress
15 mar 2022 às 09:41
- Pietro Jeng/Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O recall de medicamentos aumentou 62% em 2021, em relação ao ano anterior. Os dados serão divulgados nesta terça-feira, quando é comemorado o Dia Nacional do Consumidor, no boletim "Consumidor em Números 2021".


No ano passado, ao todo, foram realizadas 126 campanhas de retorno de produtos, sendo medicamentos o setor com maior incidência –12, no total. Foram afetados mais de 22 milhões de produtos. Em 2020 foram mais campanhas, 12, mas o número de produtos afetados foi bem menor, 13 milhões. O aumento foi de 62%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O monitoramento é realizado por meio da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia D

Saúde promove campanha de multivacinação neste sábado em Cambé

Imagem de destaque
No limite

Com superlotação no PAI, Saúde busca alternativa para ‘desafogar’ atendimentos em Londrina

Imagem de destaque
Regulamentação dos preços

Veja se seu medicamento terá isenção ou redução de imposto

Imagem de destaque
Uso intenso do celular

Protetor solar contra luz azul evita danos de raios solares, mas não da luz de telas


De acordo com a secretaria, automóveis e medicamentos historicamente ocupam a maior fatia das campanhas de recall no país. Vale dizer que isso não é algo necessariamente negativo, pois o aumento de recalls demonstra "o amadurecimento do setor e o reconhecimento da importância dessa comunicação às autoridades competentes, Senacon e Anvisa, e consequentemente aos consumidores".


A secretaria não relaciona o aumento com a pandemia de coronavírus. Uma campanha desse tipo é realizada sempre, de acordo com o Código do Consumidor, em que há risco à saúde e à segurança do consumidor.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade