A 17ª Regional de Saúde irá receber o Projeto de Apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS). A ação compreende os Cursos de Capacitação em Processos Educacionais de Saúde (CPES) e visa instruir os trabalhadores do SUS para que possam otimizar a utilização das ferramentas de gestão no convívio diário com a comunidade.
Serão disponibilizados três cursos, com 36 vagas cada e duração de nove meses, com início em abril deCursoSaude 2014. Os temas do CEPS são: Gestão Clínica; Regulação e Saúde no SUS; e Educação na Saúde para preceptores do SUS. Os cursos serão ministrados por 12 facilitadores de aprendizagem (professores), os quais receberão formação a partir de novembro.
Dentre as motivações da realização do CPES, está o fortalecimento da 17ª Regional e das redes de atenção à saúde, assim como a ampliação do acesso, da humanização e da integralidade dos cuidados à saúde. De acordo com o gestor de aprendizagem do hospital Sírio Libanês, Adalberto Rosa, "a ideia é melhorar a eficiência dos serviços de saúde com segurança e qualidade".
Leia mais:
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas
A ação é uma iniciativa do Ministério da Saúde do Governo Federal, em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Os CPES contam com o apoio e a participação da Secretaria Municipal de Saúde e os municípios da 17ª Regional de Saúde.