O Paraná tem mais casos de internação hospitalar por causa de asma do que Santa Catarina e Rio Grande do Sul somados. Segundo o Ministério da Saúde, no ano passado, mais de 12 mil pessoas foram atendidas no SUS no Paraná por causa de asma, contra menos de 11.400 atendimentos na rede pública dos outros dois estados do Sul do País. Em relação a São Paulo, o Estado teve apenas 3 mil casos a menos, ainda que a população do Paraná seja cerca de 4 vezes menor que a do Estado vizinho.
Com início do inverno, nesta semana, vale a pena lembrar que, desde o início deste mês, o Ministério está distribuindo gratuitamente três tipos de medicamentos para asma: brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol.
A decisão de distribuir foi tomada após um aumento de 322% na venda desses medicamentos no período entre fevereiro de 2011 e abril de 2012. Além disso, a asma é responsável pela morte de 2,5 mil pessoas por ano e é uma das principais causas de internação entre crianças de zero a seis anos.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Em 2011, a asma foi responsável por 177,8 mil internações no SUS (Sistema Único de Saúde). Desse total, 77 mil (43%) foram crianças. O ministério estima que 800 mil pacientes vão retirar os medicamentos gratuitamente todos os anos.