Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Homem de 80 anos

Rolândia registra a segunda morte por dengue em 2023

Redação Bonde com assessoria de imprensa
18 nov 2022 às 11:21

Compartilhar notícia

- James Gathany
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia, informa que foi confirmado um óbito por dengue pelo setor de epidemiologia municipal. Trata-se de um homem, 80 anos, morador da Vila Oliveira, que tinha hipertensão arterial e foi internado na Santa Casa, em Londrina, devido a um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI). O exame deu positivo para dengue e a morte foi registrada no dia 3 de agosto de 2022. O caso estava em investigação, na Secretaria Estadual de Saúde (SESA) e só agora saiu o laudo conclusivo.


Foi o segundo óbito por dengue em Rolândia, no ano. O primeiro, em abril, foi de uma senhora de 68 anos, moradora do Santiago.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A secretaria de Saúde informou por meio de nota que tem concentrado esforços no combate a dengue e as outras arboviroses trasmitidas pelo vetor Aedes aegypti dentre os quais se destacam a reposição da equipe de Agentes de Endemias Municipal (ACE), educação em saúde em escolas do município sobre o combate ao vetor por equipe específica, coleta direcionada de criadouros do A. aegypti em regiões com maior índice de proliferação, procedimentos administrativos e multas, além do trabalho diuturno de campo executado pelos ACE. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Ministro da comunicação

Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná

Imagem de destaque
Emergência

Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos

Imagem de destaque
Drenagem de emergência

'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula


A pasta alerta a população que tem papel muito importante no combate ao vetor e deve atuar de forma ativa, mantendo os quintais limpos, sem acúmulo de lixo, pneus, garrafas e outros objetos que possam acumular água. Calhas, marquises e ralos devem ser verificados e limpos rotineiramente. 

Publicidade


Pratinhos de plantas devem preferencialmente ser eliminados, mas quando mantidos, devem permanecer com areia grossa até as bordas ou serem lavados com água, bucha e sabão semanalmente, para eliminar ovos do mosquito. 


Ainda, a secretaria de Saúde, em parceria com a secretaria de Infraestrutura, tem intensificado nos últimos dias o trabalho de campo contra a dengue.

Publicidade


Rua a rua, quadra a quadra, um trabalho sendo realizado nos pontos com mais possíveis criadouros, de remoção e bloqueio, como no Jardim do Lago, José Erdei e bairros vizinhos.


Ainda, está em curso a "7° Gincana nas escolas", conscientizando as crianças sobre os cuidados com a dengue.

Publicidade


Também, haverá no fim de semana uma ação no calçadão da Avenida dos Expedicionários, dentro do "Dia Nacional contra a Dengue", a partir das 8h30.


E um trabalho de reforço de visitas nos bairros com o índice do Liraa mais alto, a título educativo, também nos finais de semana.


Denúncias e soluções de dúvidas sobre o combate ao Aedes Aegypti podem ser efetivadas pelo número 43- 3906-1126.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo