Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Covid-19

Rússia registra vacina antes de concluir estudos em humanos

ANSA
11 ago 2020 às 08:37
- ANSA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta terça-feira (11) o primeiro registro no mundo de uma vacina contra o coronavírus Sars-CoV-2.


O medicamento foi desenvolvido pelo Instituto Gamaleya de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia, em parceria com os ministérios da Saúde e da Defesa, e ainda não passou pela fase 3 de estudos clínicos, quando se avalia sua eficácia para imunizar seres humanos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Nesta manhã, pela primeira vez no mundo, uma vacina contra o novo coronavírus foi registrada", disse Putin em uma videoconferência televisionada com seu gabinete. A terceira e última fase de testes começou na semana passada, mas o presidente garantiu que a vacina oferece "imunidade sustentável" contra o Sars-CoV-2.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


"Uma das minhas filhas tomou essa vacina", acrescentou Putin, explicando que ela chegou a ter uma "leve febre" após a segunda dose, mas agora "se sente bem e tem um alto número de anticorpos".

Publicidade


O governo da Rússia pretende iniciar a vacinação em massa até outubro. O processo normal de aprovação é feito em três fases de estudos clínicos, mas, por conta da urgência provocada pela pandemia, pesquisadores no mundo inteiro estão fazendo mais de uma etapa ao mesmo tempo.


A primeira e a segunda fases analisam, respectivamente, a segurança da vacina - como possíveis efeitos colaterais - e a capacidade de produzir uma reação do sistema imunológico. As candidatas mais avançadas, como a de Oxford, estão na terceira etapa, que costuma durar cerca de um ano.

Essa fase é a mais importante, já que prevê testagem ampla em humanos para descobrir se a imunização gerada pela candidata é realmente capaz de proteger contra a doença e por quanto tempo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade