Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
O desconforto é comum

Saiba como evitar as dores no ouvido durante pousos e decolagens

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
13 ago 2019 às 11:21
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quando viajamos de avião, é comum termos certo desconforto no ouvido. Isso acontece geralmente na decolagem e no pouso devido a uma mudança brusca na pressão do ar. Além disso, outros incômodos podem vir junto, como dor de cabeça, no nariz e mal-estar.

Segundo a otorrinolaringologista do Hospital Otorrinos Curitiba, Denise Ribas, a dor deve ser passageira e se resolver sozinha, mas se durar mais que dois dias, é preciso procurar um especialista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A mudança brusca de pressão pode ocasionar um processo patológico traumático e inflamatório no ouvido médio, que necessita de tratamento clínico. Além disso, quem tem muito desconforto, mesmo que só durante a viagem, deve investigar doenças nasais obstrutivas, otites crônicas, insuficiência tubária, dentre outras", explica a médica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos

Imagem de destaque
Preocupante

Governo adia campanha de vacinação da Covid após atraso na compra de doses


Como funciona o ouvido

Publicidade


Para saber por que o ouvido dói em viagem de avião é preciso entender um pouco como ele funciona.


Em linhas gerais, o ouvido externo é separado do ouvido médio pela membrana timpânica. A pressão do ouvido médio deve ser igual à pressão do meio externo em que vivemos. A tuba auditiva (um canal osteocartilaginoso) comunica o ouvido médio com a região posterior do nariz (nasofaringe) e é a responsável por manter o equilíbrio da pressão do ar entre os dois lados da membrana timpânica. Além disso, a tuba auditiva também é responsável pela drenagem das secreções do ouvido médio para o nariz.

Publicidade


Durante a decolagem ocorre diminuição da pressão ambiental, levando a saída abrupta de ar da orelha média pela tuba auditiva. Na descida ocorre o inverso, necessitando-se de que nessa situação a tuba auditiva permaneça aberta.


Crianças sofrem mais com a dor no ouvido?

Publicidade


De acordo com a dra. Denise, as crianças pequenas e principalmente os bebês, por sua anatomia facial (tubas pequenas e mais frágeis) e por não conhecerem estes mecanismos de compensação pressórica, devem ter cuidados especiais.


"Uma dica importante é estimular a deglutição. Esse movimento estimula a abertura da tuba auditiva. Oferecer mamadeira ou peito (em lactentes) ou algum alimento de fácil deglutição para a criança durante a decolagem ou aterrisagem amenizam tais sintomas. Até mesmo o hábito de chupar chupeta também ajuda neste processo", orientou.

Publicidade


Com evitar a dor de ouvido no avião


Agora que você sabe que é normal sentir essa dor de ouvido durante pouso e decolagem, pode seguir algumas dicas de como driblar esse desconforto. A dra. Denise listou as principais:

Publicidade


1. a maneira mais comum de fazer entrar ar pela tuba auditiva é deglutir, já que a deglutição faz com que o ar circule pela via aérea. Deve-se mascar chicletes, tomar algum líquido ou comer alguma coisa durante a decolagem e aterrisagem;


2 – outra maneira é forçar a entrada de ar para tuba através da Manobra de Valsalva (assoprar com a boca e nariz trancados). O ar sob pressão entra na tuba auditiva e consequentemente equaliza a pressão;

3 – mantenha o nariz sempre bom para respirar, inicialmente com uso de soro fisiológico nasal 0,9% em spray (a famosa lavagem nasal). Trate eventuais resfriados, rinossinusites antes da viagem, e eventualmente utilize gotas com vasoconstritor (que auxilia a potência nasal e consequentemente melhora a função tubária)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade