O Ministério da Saúde inicia neste sábado (8) a Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo e poliomielite. Confira as respostas para as principais dúvidas sobre a doença:
Quais os sinais e sintomas da poliomielite?
A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda causada por poliovírus pertencentes ao gênero enterovírus e apresentam três sorotipos (1, 2 e 3), podendo causar paralisia flácida (permanente ou transitória) ou óbito.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Caracteriza-se por quadro de paralisia flácida, de início súbito, sendo que a deficiência motora instala-se subitamente e a evolução desta manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias.
Como é transmitida?
É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada.
Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças, sem estarem vacinadas, em um mesmo local favorecem a transmissão.
Qual o período de incubação?
Geralmente é de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias.
Onde está sendo realizada a vacinação?
Está sendo realizada nos postos (fixos e volantes) de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) espalhados por todo o País. Recomendamos buscar o mais próximo de sua residência.
Qual a data da campanha?
A campanha ocorrerá no período de 8 a 28 de novembro, sendo os dias "D" 8 e 22 de novembro.