25/11/20
Atenção, banhistas!

Saiba o que fazer se for vítima de ferroada de bagre

A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) emitiu um alerta para o perigo de acidentes com bagres nas férias de verão. Algumas espécies possuem venenos nos ferrões, o que causa dor e pode gerar feridas de difícil cicatrização. A orientação para as vítimas é procurar a unidade de saúde mais próxima para o tratamento adequado.

O cuidado principal é para pessoas que mergulham ou pescam em lagos, rios e mares. "O ferrão desses animais perfura a pele e causa dor imediata, inchaço, pode evoluir para febre, sudorese, vômitos e, em casos mais graves, causar necrose ou infecção", explica Emanuel Marques, biólogo da Divisão de Zoonoses e Intoxicações da secretaria.


O bagre tem três espinhas nas nadadeiras, uma no peito e duas dorsais, nas quais os ferrões ficam armazenados. Quando tocadas, as nadadeiras furam e liberam o ferrão, ferindo a pessoa. Mesmo quando o peixe está morto, o veneno no ferrão fica ativo por horas. Como as nadadeiras são afiadas e serrilhadas, a dor causada pelo ferrão é intensa.

Apesar de não existirem registros de mortes por esse tipo de acidente, a falta de tratamento adequado pode causar sequelas permanentes. Caso aconteça a ferroada, a parte atingida deve ser mergulhada em água quente, em temperatura suportável para a pele, de 30 a 90 minutos. O calor minimiza a ação do veneno, diminuindo a dor.

Não é recomendado nenhum outro tipo de tratamento caseiro. "A principal orientação é procurar [assim que possível] a unidade de saúde mais próxima para realizar o tratamento adequado do ferimento e a retirada do ferrão, se necessário. Também é recomendado levar o animal que causou o acidente ou alguma foto dele para facilitar o trabalho do profissional de saúde", explica Emanuel.

Para casos de acidentes com animais aquáticos como bagres e arraias, a Sesa disponibiliza o serviço do Centro de Controle de Envenenamentos do Paraná, que orienta profissionais de saúde e população em geral. O atendimento 24 horas é feito pelo telefone 0800-41-0148.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
Continue lendo
Solidariedade

Saúde ressalta importância da doação de sangue

25 NOV 2020 às 11h00
Dia do Doador de Sangue

Hemocentros se unem em campanha para doação de sangue

25 NOV 2020 às 10h00
Covid-19

Hospitais adotam comunicação digital entre pacientes e familiares

25 NOV 2020 às 09h16
Pandemia

Covid-19: governo estuda extensão de validade de testes estocados

25 NOV 2020 às 08h45
Segundo estudo

Letalidade por Covid-19 de doentes reumáticos foi maior que a média do país

25 NOV 2020 às 08h40
Boletim da dengue

Paraná tem 106 casos de dengue e primeiro caso de Zíka Vírus

25 NOV 2020 às 08h20
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados