Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção, banhistas!

Saiba o que fazer se for vítima de ferroada de bagre

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
18 dez 2017 às 16:22
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) emitiu um alerta para o perigo de acidentes com bagres nas férias de verão. Algumas espécies possuem venenos nos ferrões, o que causa dor e pode gerar feridas de difícil cicatrização. A orientação para as vítimas é procurar a unidade de saúde mais próxima para o tratamento adequado.

O cuidado principal é para pessoas que mergulham ou pescam em lagos, rios e mares. "O ferrão desses animais perfura a pele e causa dor imediata, inchaço, pode evoluir para febre, sudorese, vômitos e, em casos mais graves, causar necrose ou infecção", explica Emanuel Marques, biólogo da Divisão de Zoonoses e Intoxicações da secretaria.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O bagre tem três espinhas nas nadadeiras, uma no peito e duas dorsais, nas quais os ferrões ficam armazenados. Quando tocadas, as nadadeiras furam e liberam o ferrão, ferindo a pessoa. Mesmo quando o peixe está morto, o veneno no ferrão fica ativo por horas. Como as nadadeiras são afiadas e serrilhadas, a dor causada pelo ferrão é intensa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Saiba quais são as formas legais de acesso a Cannabis para uso medicinal no Brasil

Imagem de destaque
Cuide-se

Em 115 dias, casos prováveis de dengue em 2024 chegam ao dobro do ano recorde

Imagem de destaque
Aprovação dos moradores

Londrina se prepara para implementar Método Wolbachia de combate à dengue

Imagem de destaque
Entenda

Após indiciamento de Bolsonaro, PGR pede mais apuração sobre fraude em cartão de vacina


Apesar de não existirem registros de mortes por esse tipo de acidente, a falta de tratamento adequado pode causar sequelas permanentes. Caso aconteça a ferroada, a parte atingida deve ser mergulhada em água quente, em temperatura suportável para a pele, de 30 a 90 minutos. O calor minimiza a ação do veneno, diminuindo a dor.


Não é recomendado nenhum outro tipo de tratamento caseiro. "A principal orientação é procurar [assim que possível] a unidade de saúde mais próxima para realizar o tratamento adequado do ferimento e a retirada do ferrão, se necessário. Também é recomendado levar o animal que causou o acidente ou alguma foto dele para facilitar o trabalho do profissional de saúde", explica Emanuel.

Para casos de acidentes com animais aquáticos como bagres e arraias, a Sesa disponibiliza o serviço do Centro de Controle de Envenenamentos do Paraná, que orienta profissionais de saúde e população em geral. O atendimento 24 horas é feito pelo telefone 0800-41-0148.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade