Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), as intoxicações alimentares são responsáveis pelo adoecimento de aproximadamente 600 milhões de pessoas mundialmente todos os anos.
Gracyanne Barbosa revelou recentemente uma "tática" para consumir a marmita depois que ela azeda. Segundo a modelo, o segredo é acrescentar canela. "Aí a batata-doce azedou. O que a gente faz? Enche de canela, enche mesmo. E aí não dá pra sentir o gosto de azedo. Fica mara", disse ela em um vídeo publicado nos stories do Instagram.
O que especialista dizem sobre comer comida estragada?
No frenesi do dia a dia, muitas vezes podemos negligenciar a qualidade dos alimentos que consumimos. Porém, é fundamental entender os riscos que alimentos estragados podem representar para nossa saúde.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
A médica nutróloga, Dra. Letícia Lucas, explica que ao ingerir alimentos estragados, estamos expostos a micro-organismos patogênicos, como bactérias, fungos e toxinas por eles produzidas. As batatas, por exemplo, quando estragadas, apresentam manchas escuras, textura pegajosa, odor desagradável e sabor azedo ou amargo. Esses sinais indicam possível contaminação por bactérias produtoras de toxinas, como a Clostridium botulinum, causadora do botulismo.
Intoxicação Alimentar e Infecções Gastrointestinais
A intoxicação alimentar é uma doença causada por bactérias, fungos, vírus, parasitas, que contaminam alimentos e também a água que bebemos.
A Dra. Letícia Lucas destaca que a ingestão de alimentos contaminados pode resultar em intoxicação alimentar, caracterizada por sintomas como náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, febre e mal-estar geral. Bactérias como Salmonella, Escherichia coli (E. coli) e Staphylococcus aureus estão entre os principais causadores dessas condições. Além disso, infecções gastrointestinais também podem ocorrer devido à ingestão de alimentos ou água contaminados por vírus, parasitas ou fungos, manifestando-se mediante sintomas semelhantes.