A Santa Casa de Londrina registrou o primeiro caso de KPC (Klebsiella pneumoniae Carbapenemase). O resultado dos exames saiu na tarde de segunda-feira (13). O paciente, um homem de 76 anos, deu entrada no dia 1º de setembro no Pronto Socorro devido à dor e secreção em joelho.
Ele foi submetido à cirurgia no joelho em outro hospital da cidade. Seguindo protocolo da Saúde, foi coletado material para cultura de vigilância já na entrada do paciente. Apesar da infecção, o estado geral do paciente é considerado bom.
Prevenção
O paciente está sozinho em um quarto, sem riscos para os demais pacientes do setor de internação, que foi isolado. Isso significa que, neste setor, novos pacientes não são admitidos e os já internados permanecem na unidade até a alta para casa.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
As visitas ao setor foram restritas em somente um visitante por paciente. Antes de entrar, os visitantes seguem as precauções de contato (higienização das mãos, uso de luvas e avental).
Assim que a KPC foi confirmada, o Serviço de Controle e Prevenção de Infecção Hospitalar (SPCIH) da Santa Casa coletou material para exames de todos os outros 28 pacientes do setor onde ele está internado. Os resultados ficam prontos, em média, em 10 dias. A partir dos novos resultados, o hospital tomará outras condutas.
Os outros setores de atendimento e internação da Santa Casa continuam funcionando normalmente, seguindo as medidas de precaução de rotina.
O caso foi comunicado aos órgãos ligados à Saúde de Londrina e região, além de outros serviços e do hospital onde o paciente foi operado.