Notícias

Saúde adota nova metodologia de análise dos casos

23 mar 2020 às 12:21

A Secretaria de Saúde adotou neste domingo (22) uma nova metodologia para análise de casos de Covid-19. Até então prevalecia o município de notificação, mas agora é considerada a residência. A mudança facilita o monitoramento e assegura maior capacidade de verificação e circulação do coronavírus pelas equipes de saúde.

Outra alteração é que todas as notificações de síndromes respiratórias pelos serviços de saúde passaram a constar no boletim oficial do Estado como casos em investigação. A medida cumpre a Portaria nº 454/2020, do Ministério da Saúde, que estabelece novos critérios e procedimentos a partir da constatação de "estado de transmissão comunitária do novo coronavírus em todo o Brasil”.


O Paraná adotou esse modelo mesmo sem ter identificado transmissão comunitária. Dessa forma, a Secretaria da Saúde garante mais transparência e efetividade de informação, e evita dados desencontrados.


Lacen pesquisará 21 vírus de uma só vez


O Lacen (Laboratório Central do Estado) incluiu neste domingo (22) o exame para o novo coronavírus na sua Pesquisa de Vírus Respiratórios. A alteração permite análise de 21 vírus de uma só vez. Até sábado, as amostras passavam por um exame de 20 vírus e, caso nenhum fosse detectado, a amostra seguia para o teste específico de coronavírus.

O Lacen também aumentará a quantidade de exames realizados. A medida considera os novos insumos que o laboratório vai receber nos próximos dias. O local tem alta capacidade de processamento e, dessa maneira, a tendência é de identificados melhor os pacientes com Covid-19 e adotar medidas de contenção da circulação de forma ainda mais rápida.


Continue lendo