Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rede pública municipal

Saúde capacita profissionais em Auriculoterapia em Londrina

Redação Bonde / Prefeitura de Londrina
13 mai 2015 às 14:16

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Profissionais da rede pública municipal de saúde estão participando de encontros periódicos para educação permanente em auriculoterapia. O último encontro está previsto para julho deste ano e as reuniões acontecem na Villa da Saúde. A capacitação pretende fortalecer as práticas complementares integrativas do município, como a homeopatia e fitoterapia.

Foto: divulgação


A técnica da auriculoterapia é um método chinês semelhante à acupuntura, no qual são utilizadas sementes em pontos específicos das orelhas. A atividade, que é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, desde novembro de 2013, está capacitando um grupo de 20 profissionais da rede pública, entre eles dentistas, fisioterapeutas, médicos e enfermeiros. Nos encontros os participantes têm como tutor o médico acupunturista da rede municipal, Eduardo Minoru Shiratóri.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A formação dos profissionais da saúde é uma educação permanente, no qual se utiliza a metodologia ativa. Ela consiste na utilização de ferramentas pedagógicas com instrumentos de avaliação, acompanhamento e planejamento, todos feitos coletivamente pelos próprios profissionais. Estes aplicam a técnica aprendida em parte dos atendimentos realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Maternidade Municipal Lucilla Ballalai.

Leia mais:

Imagem de destaque
Segundo pesquisadores

Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência

Imagem de destaque
Entenda

Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas

Imagem de destaque
Tinha comorbidades

Saúde confirma morte de homem em decorrência da dengue em Cambé

Imagem de destaque
Caráter excepcional

Anvisa aprova registro do primeiro medicamento para distrofia muscular de Duchenne


Assim, todo o processo é registrado e há avaliação periódica com feedback para analisar o percurso da implementação da técnica até o momento. Os encontros de auriculoterapia estão em sua sexta edição, sendo que cada evento gera 4 horas de carga horária para os profissionais. A última edição aconteceu no dia 19 de março deste ano e a próxima está prevista para o início de julho.


A auriculoterapia é complementar aos tratamentos alopáticos convencionais, aqueles que utilizam medicamentos de síntese feitos em laboratório. "A técnica colabora para a redução dos sintomas sem a necessidade do uso de medicamentos de síntese (alopáticos) e melhora as dores causadas por quadros crônicos", afirma a assessora técnica da Diretoria de Planejamento e Gestão de Saúde da Secretaria de Saúde, Sônia Hutul Silva.

Em Londrina, há outras técnicas integrativas complementares como a fitoterapia, a acupuntura em implementação e a homeopatia também em processo de implantação. Todas essas atividades, inclusive a auriculoterapia fazem parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS), todas normatizadas pela portaria 971 de 3 de maio de 2006.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo