Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Boletim

Saúde confirma dois óbitos por dengue em Londrina

AEN
19 mar 2019 às 18:08
- Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


A Sesa (secretaria de Estado de Saúde) divulgou nesta terça-feira (19) o boletim epidemiológico com a confirmação de duas mortes por dengue em Londrina. Os dois óbitos aconteceram de 03 a 07 de março, em Londrina (17ª Regional de Saúde), área considerada de alta infestação e estavam sob investigação.

São dois homens: um de 89 anos, sem comorbidades (problemas de saúde) registradas, e outro de 60 anos, com hipertensão arterial. Os dois casos são autóctones, ou seja, foram contaminados no próprio município onde moravam.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A forma grave da doença aparece em Londrina (6 casos), Foz do Iguaçu (3 casos) e Sertanópolis (1 caso).

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


Com relação a Londrina os casos estão mais concentrados na zona Sul da cidade, região muito populosa e que tem um índice de infestação do mosquito. Um dos óbitos é da região e o outro da zona oeste da cidade.

Publicidade


Inúmeras atividades estão sendo feitas no município, como, por exemplo, tratamento e remoção de criadouros, bloqueio de casos, processos educativos permanentes, mutirão de limpeza, limpeza de fundos de vale, trabalhos educativos em escolas e associação de moradores. As ações envolvem município, Regional de Saúde, universidades e a população de um modo geral.


A 17ª Regional de Saúde também está atuando com 12 unidades de UBV que estão realizando o fumacê. Já foram encerrados os sete ciclos e os técnicos estão analisando a necessidade de outros dois.

Publicidade


A aplicação de fumacê acontece sempre que há solicitação do município ou indicação técnica.


"A dengue é uma doença preocupante e precisamos da ajuda da população para combatê-la. A Secretaria de Saúde, em parceria com os municípios, vem agindo sistematicamente. A nossa preocupação é que hoje os casos da doença estão mais graves e muitos focos do mosquito estão nas residências. Portanto, essa luta contra o Aedes aegypti é de todos nós", alerta o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto.

Publicidade


Além dessas medidas, o alerta é para que a população adote os cuidados evitando acúmulo de água parada, lixo e entulhos nos quintais, limpeza de terrenos e de caixas d´água. "Qualquer recipiente com água parada pode se transformar num criadouro. O fumacê mata o mosquito que está voando", diz Ivana Belmonte, médica veterinária da Vigilância Ambiental, da secretaria de Saúde do Paraná.


Números

Publicidade


Os dados divulgados nesta terça-feira mostram o crescimento de 226 casos autóctones confirmados no Paraná. Na semana passada a incidência no estado era de 8,03 casos autóctones por 100 mil habitantes e nesta semana são 10,5 para cada 100 mil habitantes. Eram 896 casos na semana passada e hoje são 1.122 casos, todos contraídos nos próprios municípios de residência. Se forem acrescentados os casos importados, de pessoas que foram contaminadas fora do município de origem, o total é de 1.197 casos de dengue no Paraná.


Na semana passada 108 municípios apresentavam casos confirmados da doença e nesta semana são 116. O número de municípios com notificações passou de 290 para 299.

Lupionópolis, Uraí, Itambé e Santa Mariana são considerados municípios em epidemia e Moreira Sales, Rancho Alegre, Santo Antônio do Paraíso, Abatiá, Capanema e Nova Londrina estão em alerta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade