Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Três novos casos na cidade

Saúde confirma mais 62 casos e 17 óbitos pela H3N2 no Paraná; uma morte em Londrina

Redação Bonde com AEN
04 fev 2022 às 20:10
- Geraldo Bubniak/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais 62 casos e 17 óbitos em decorrência da H3N2 no Paraná. As informações foram extraídas nesta sexta-feira (4) por meio do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL). Em Londrina, uma morte foi divulgada nesta sexta. Trata-se de uma mulher de 90 anos. Conforme o boletim, a paciente morreu em 24 de janeiro. Três novos casos foram confirmados na cidade. Ao todo, Londrina acumula 59 casos de H3N2.


A doença é um tipo do vírus da Gripe Influenza A e desde dezembro já registrou 1.924 casos e 83 mortes em 226 municípios. Em janeiro, o Paraná declarou estado de epidemia de H3N2, considerando o rápido contágio, direto ou indireto da doença. O Estado não registrava tantos casos neste período desde o início do monitoramento dos casos da Influenza A (H3) pela Sesa em 2016.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os novos óbitos foram registrados em Curitiba (8), Toledo (2), Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul, Ipiranga, Londrina, Nova Fátima, Paranaguá e Piraquara e ocorreram entre os dias 30 de dezembro e 3 de fevereiro. As mortes referem-se a dez mulheres e sete homens com idades entre 32 e 94 anos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforçou a importância das medidas de prevenção. “Sabemos que este número é muito maior do que o registrado e precisamos evitar o contágio pela doença. O uso de máscaras, a lavagem das mãos e distanciamento social previne a infecção dos vírus respiratórios, incluindo a influenza”, disse.


DIAGNÓSTICO – Atualmente os diagnósticos de Influenza são realizados nos serviços de saúde após procura por atendimento e também nas 34 unidades sentinela do Paraná – responsáveis pela detecção de doenças circulantes por meio de amostras aleatórias. Já com relação a nominação da cepa do vírus, a confirmação depende do sequenciamento genômico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade