Com o objetivo de começar o ano sabendo quais são as regiões de Londrina com os maiores e menores índices de infestação da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou na manhã desta segunda-feira (5) o 1° Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2015.
Até sexta-feira (9), a Prefeitura pretende inspecionar 9 mil imóveis de todas as regiões da cidade. Para isso, a Secretaria de Saúde conta com o trabalho de 215 agentes municipais de endemias que visitarão as casas, fundos de vales e pontos críticos. A previsão é que o resultado do primeiro LIRAa de 2015 seja divulgado até sexta-feira da próxima semana (16).
Segundo a coordenadora de Endemias, Diana Martins, a pretensão é que o índice fique entre 1% a 3,9%. "Estamos no período de chuvas, o que aumenta o acúmulo de água parada e propicia a proliferação do vetor", explicou. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera perigosos índices acima de 1%.
Leia mais:
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
A coordenadora também ressaltou que é importante que a população que vai viajar deixe alguém responsável pela manutenção de piscinas e quintais, além de bebedouros de animais e vasos de plantas, que podem acumular água.