Nesta sexta-feira (18), os agentes municipais de endemias vão ao Hospital da Zona Norte (HZN) conversar com os pacientes, acompanhantes e funcionários sobre a dengue. A ação está prevista para começar às 8h45 e deve seguir até 14 horas.
Na sala de recepção da unidade hospitar, os agentes entregarão panfletos de orientação sobre as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento da dengue e maneiras de combater a doença. Cerca de 10 agentes estão na organização desta mobilização, que contará com a participação de todos os profissionais do HZN.
"Precisamos alertar a população para que todos entendam que é preciso verificar seus jardins, pelo menos três vezes na semana; armazenar o lixo corretamente, principalmente, em dias de chuva; limpar as calhas de água, o bebedouro dos animais, o reservatório da geladeira entre outros locais que podem acumular água. É preciso que todos colaborem para que a dengue não se torne uma epidemia", disse a educadora em endemias, Lucimara Vasconcelos.
Leia mais:
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
Ação no sábado - Já na manhã de sábado (19), os agentes da Secretaria de Saúde farão uma passeata com carro de som e dois carros de Bombeiros no entorno da Unidade Básica de Saúde do Jardim Tókio. O ponto de encontro será em frente ao estacionamento da UBS Centro de Saúde Municipal Carlos Augusto Mungo Genez, na Rua Juhei Muramoto, 22.
De acordo com a agente comunitária de saúde da unidade, Isabela Pierotti, a intenção é chamar a atenção da população para o combate ao mosquito. Para isso, 11 profissionais da unidade de saúde organizarão a passeata, que contará com a participação dos Bombeiros, da comunidade, igrejas do bairro, e grupos de atividade física da UBS.
Dengue em números -
De acordo com os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, até o momento, foram notificados 10.437 na cidade. Destes, 2.824 foram positivos para a doença, 6.512 foram descartados, outros 1.101 estão aguardando os resultados laboratoriais. Para combater o
avanço do mosquito, a Secretaria de Saúde já realizou 1.033 bloqueios.