A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove, por meio da Coordenação de Endemias, ação educativa sobre endemias na Unidade Básica de Saúde do Jardim Marabá. A atividade será realizada na quarta-feira (21), com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre os cuidados para prevenir doenças como dengue, chagas, leishmaniose e esquistossomose. A UBS Marabá fica localizada na Rua Goiabeiras, 385, região leste. O trabalho será desenvolvido pelos agentes da SMS, das 8 às 14 horas.
Segundo a agente de endemias Cristina Gomes Torquato, além de exposição com maquetes, cartazes e distribuição de panfletos, os agentes irão na feira-livre do bairro, que ocorre próximo à UBS, para abordar a população com as orientações. "Essa ação na feira vai ser realizada somente se tivermos tempo firme. No entanto, mesmo que chova, estaremos na UBS para atender a toda comunidade, explicando sobre os cuidados necessários para prevenir quanto à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chykungunya e febre amarela urbana", afirmou.
Cristina explicou que as ações educativas da Endemias estão sendo intensificadas nas regiões que estão com alto índice de infestação do mosquito Aedes. O primeiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2018, divulgado no início de fevereiro, apontou que o índice de Infestação Predial foi de 12,1% em toda a cidade. Isso significa que, a cada 100 casas vistoriadas, 12 apresentaram focos positivos do mosquito. E a zona leste foi a segunda região a apresentar o maior índice de infestação, com índice de 12,98%. "Vamos mostrar os hábitos que as pessoas devem adotar para evitar a proliferação não só do mosquito transmissor da dengue, mas também de insetos como o escorpião", contou a agente.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
A ação educativa abrange ainda os cuidados para prevenir a proliferação de outros vetores, como o caramujo africano, transmissor da meningite eosinofílica, e bicho barbeiro, que pode transmitir a doença de Chagas.