Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em Londrina

Saúde faz ação sobre endemias em UBS da região leste

Redação Bonde com N.Com
21 fev 2018 às 08:00

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove, por meio da Coordenação de Endemias, ação educativa sobre endemias na Unidade Básica de Saúde do Jardim Marabá. A atividade será realizada na quarta-feira (21), com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre os cuidados para prevenir doenças como dengue, chagas, leishmaniose e esquistossomose. A UBS Marabá fica localizada na Rua Goiabeiras, 385, região leste. O trabalho será desenvolvido pelos agentes da SMS, das 8 às 14 horas.

Segundo a agente de endemias Cristina Gomes Torquato, além de exposição com maquetes, cartazes e distribuição de panfletos, os agentes irão na feira-livre do bairro, que ocorre próximo à UBS, para abordar a população com as orientações. "Essa ação na feira vai ser realizada somente se tivermos tempo firme. No entanto, mesmo que chova, estaremos na UBS para atender a toda comunidade, explicando sobre os cuidados necessários para prevenir quanto à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chykungunya e febre amarela urbana", afirmou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Cristina explicou que as ações educativas da Endemias estão sendo intensificadas nas regiões que estão com alto índice de infestação do mosquito Aedes. O primeiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2018, divulgado no início de fevereiro, apontou que o índice de Infestação Predial foi de 12,1% em toda a cidade. Isso significa que, a cada 100 casas vistoriadas, 12 apresentaram focos positivos do mosquito. E a zona leste foi a segunda região a apresentar o maior índice de infestação, com índice de 12,98%. "Vamos mostrar os hábitos que as pessoas devem adotar para evitar a proliferação não só do mosquito transmissor da dengue, mas também de insetos como o escorpião", contou a agente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS

A ação educativa abrange ainda os cuidados para prevenir a proliferação de outros vetores, como o caramujo africano, transmissor da meningite eosinofílica, e bicho barbeiro, que pode transmitir a doença de Chagas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo