O Ministério da Saúde anunciou hoje a liberação de R$ 412,7 milhões para ampliar tratamentos de câncer no Sistema Único de Saúde (SUS). A medida prevê a inclusão de nove novos procedimentos para o tratamento do câncer de fígado, mama, linfoma e leucemia aguda, além do aumento do valor de outros 66 procedimentos de radioterapia e de quimioterapia em até dez vezes, segundo comunicado do órgão.
De acordo com o ministro José Gomes Temporão, esta é a maior mudança na atenção oncológica no País desde 1999, quando foi instituída a nova política para o setor. Os recursos também permitirão a adequação das condições de internação para pacientes com leucemia e a ampliação do atendimento em hospitais-dia, uma modalidade assistencial em regime diário de internação do sistema de saúde brasileiro.
O valor anunciado hoje corresponde a 25% do total investido no tratamento de câncer no ano passado, informa o Ministério da Saúde. O câncer é o segundo grupo de doenças que mais matam no Brasil, atrás apenas das doenças cardiovasculares.