Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Porecatu

Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná

Redação Bonde com AEN-PR
29 nov 2024 às 14:32

Compartilhar notícia

- Sesa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) finalizou nesta quinta-feira (28) uma ação de campo ampliada de vigilância da FNO (Febre do Nilo Ocidental) para o levantamento de informações, investigação epidemiológica e coleta de dados no município de Porecatu, região Norte do Paraná.  


O trabalho durante a semana teve início após a identificação de equinos positivos para a doença. A ação foi organizada pela Sesa, o Cievs (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), a 17ª Regional de Saúde de Londrina, além da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), em conjunto com o município. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O vírus da FNO é transmitido pela picada de mosquitos infectados, principalmente do gênero Culex (pernilongo). No estado, a doença já foi identificada apenas em animais em 2021 e segue sendo monitorada desde então.

Leia mais:

Imagem de destaque
5 milhões de doses até o fim do mês

Vacinas contra covid-19 serão enviadas aos estados até esta terça

Imagem de destaque
Boa notícia

Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina


De acordo com Ivana Belmonte, coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesa, a ação realizada na região Norte auxilia e é fundamental para identificar, de forma oportuna, a circulação do vírus em animais e na população.

Publicidade


“A partir destas coletas e de todo o trabalho de campo, a Sesa poderá elencar medidas de prevenção e controle de forma oportuna, reduzindo assim o impacto na transmissão humana no município e nas regiões adjacentes", ressaltou.


Ivana complementou ainda que, “assim como as demais doenças transmitidas por vetores, a FNO também pode ser evitada, com o auxílio do poder público e da população”.

Publicidade


A Febre do Nilo Ocidental é uma infecção viral aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitidos por artrópodes – vetores). A doença pode transcorrer de forma assintomática, leve com febre passageira, e poderá evoluir para casos mais severos, com sinais de acometimento do sistema nervoso central (SNC) ou periférico.


Leia também:

Imagem
Black Friday: consumidores precisam ter atenção ao fazer compras on-line
As vendas on-line devem movimentar R$ 205,11 bilhões até o fim de 2024, segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo