O prefeito Barbosa Neto (PDT) anunciou em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (6) a contratação de 60 profissionais da área de saúde que foram aprovados em concurso público no ano passado. São auxiliares de enfermagem, de odontologia, de laboratório, técnico de radiologia, além de dois enfermeiros, quatro dentistas, cinco médicos clínico geral, três pediatras, um ginecologista e um farmacêutico.
Os profissionais não resolverão os problemas imensos na saúde pública pelos quais passa Londrina, já que o próprio prefeito informou que levantamento apontou a falta de pelo menos 25 pediatras e 17 ginecologistas nas unidades básicas de saúde. "Mas não existe uma unidade que em pelo menos um período do dia não tenha um médico", afirmou Barbosa.
Sobre os novos contratados, o prefeito disse que eles começaram a trabalhar em 30 ou 40 dias. "Não vamos resolver ainda o problema; precisamos também do apoio dos governos estadual e federal; as coisas vão melhorar ainda mais quando estiver pronto o hospital da zona oeste e quando os hospitais da zona sul e norte estiverem funcionando a pleno vapor", cobrou.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Barbosa também assinou contratos com hospitais de Londrina que ampliam o valor para os atendimentos pelo SUS, em razão da verba federal para a saúde que foi ampliada. Têm convênio com o município os hospitais Universitário, Evangélico, a Santa Casa, Oftalon, Ortopédico e Instituto do Câncer, além do Cismepar, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema.
Confira reportagem do jornal Tarobá 1ª edição: