Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Retificação

Secretaria de Saúde admite erro e divulga reavaliação de águas minerais

Redação Bonde com AEN
12 dez 2014 às 09:29

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que um dos pontos da análise da água mineral fabricada e comercializada no Paraná, realizada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e divulgada nesta semana, foi baseado em portaria do Ministério da Saúde para a qualidade de água de abastecimento público (Portaria 2914), ao invés da norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre qualidade de água mineral (Resolução RDC 275), o que gerou interpretação equivocada quanto à presença de bactérias heterotróficas nos produtos.

A resolução RDC 275 não estabelece padrões limites para a presença de bactérias heterotróficas em água mineral. Esses microorganismos não são prejudiciais à saúde e não condenam a qualidade do produto comercializado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As empresas que industrializam água mineral não podem acrescentar ao produto substâncias bactericidas para eliminar microorganismos, como cloro, por exemplo, porque a água deve ser extraída de fonte natural e comercializada a partir de padrões de limpeza e envase adequados.

Leia mais:

Imagem de destaque
Boa notícia

Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa


Sendo assim, as marcas de água mineral Timbu, Frescale, Maceratti, Aguativa e Itaipu apresentam-se dentro dos parâmetros estabelecidos na Resolução RDC 275 da Anvisa.

Das 22 marcas avaliadas pelo Tecpar, apenas três apresentaram laudos insatisfatórios. A água Ana Rosa (lote 195 – 09:37) foi reprovada por apresentar coliformes fecais. Com as marcas Fontana Oro (lote 4755 L) e D’Fonte (lote 175) o problema foi o nível de fluoreto que estava abaixo do informado na embalagem.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo