A Secretaria Municipal de Saúde irá disponibilizar mais um ponto de vacinação contra a dengue nesta sexta-feira (3) e sábado (4). A equipe montará uma barraca no centro de Londrina, entre as ruas Mato Grosso e Minas Gerais, em frente à loja Leo Cosméticos. O local estará disponível para receber o público-alvo da vacinação apenas nestes dois dias, das 8h30 às 17 horas.
Além disso, também no sábado (4), das 12 às 18 horas, haverá equipes da Saúde vacinando os jovens, com idade entre 15 de 27 anos, que já iniciaram o esquema de vacinação nas etapas anteriores, em diversos supermercados da rede Super Muffato. As doses estarão disponíveis nas lojas do Cafezal, Duque de Caxias, Madre Leônia Milito, Juscelino Kubitschek, Tiradentes e Saul Elkind.
A campanha de vacinação contra a dengue foi prorrogada até o dia 11 de novembro. Até este dia também é possível ser imunizado no ponto fixo localizado no Calçadão de Londrina, em frente à agência do Banco do Brasil, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas e, aos sábados, das 8h30 às 13 horas ou até as 18 horas, nos dias em que o comércio funciona até este horário.
Leia mais:
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
A imunização também é ofertada das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da zona urbana e rural. Na região urbana elas funcionam de segunda da sexta-feira, das 7 às 19 horas. Para ser imunizado, o cidadão precisa apresentar documento de identidade, que é obrigatório, e a carteira de vacinação, se tiver.
Segundo a coordenadora de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, mesmo com o decreto de ponto facultativo, na sexta-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde optou por montar mais um ponto de vacinação neste dia, para que seja possível vacinar o maior número de pessoas. "Continuaremos também com a busca ativa deste público, de casa em casa e também por telefone", informou.
Até agora 29.360 pessoas receberam as doses da tetravalente contra a dengue, o que representa 48% da meta de 61.061 cidadãos. Esta é a terceira etapa de vacinação contra a dengue, cujo objetivo é dar sequência ao esquema de imunização para quem já tomou a primeira ou a segunda dose nas etapas anteriores.
Sobre a vacina
As doses são fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A vacina foi produzida por uma empresa francesa e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após 20 anos de pesquisas. A tetravalente contra a dengue protege contra quatro subtipos virais da doença.
A imunização é completa após a aplicação de três doses, com intervalo de seis meses entre elas, e não podem ser aplicadas em conjunto com vacinas para outras doenças. Ela não pode ser aplicada em gestantes; mulheres que amamentam; pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida; e pessoas em tratamento com corticoides em dosagens elevadas e prolongadas.