Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Impasse

Sem repasse municipal, Santa Casa de Uraí fecha as portas; atendimento é transferido

Rafael Machado e Mariana Guerin - Redação Bonde
17 out 2016 às 18:06

Compartilhar notícia

- WhatsApp Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem procurou a Santa Casa de Uraí (26 km a oeste de Cornélio Procópio), no Norte Pioneiro, nesta segunda-feira (17) acabou se deparando com um aviso inusitado. A unidade estava fechada.

O cartaz colocado bem em frente ao hospital justifica que o fechamento se deve pela falta de repasse financeiro da prefeitura municipal. A assessoria de imprensa da administração local informou, através de nota oficial publicada no site do Município, que o atendimento foi transferido para um posto de saúde da cidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O provedor da Santa Casa de Uraí, Luis Marcelo Cazella Correia, informou ao Portal Bonde que a instituição estava sob intervenção judicial há pelo menos dois anos por conta das dificuldades financeiras. O acordo foi prorrogado em outubro do ano passado e venceu no último domingo (16).

Leia mais:

Imagem de destaque
Ministro da comunicação

Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná

Imagem de destaque
Emergência

Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos

Imagem de destaque
Drenagem de emergência

'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula


Segundo Correia, o atual prefeito, Sérgio Henrique Pitão, e o recém-eleito Carlinhos Tamura (PSC), teriam acertado a renovação por mais seis meses. A definição ocorreu durante encontro entre os dois após as eleições municipais.

Publicidade


Correia, que é vice-prefeito na nova chapa escolhida, argumentou que a proposta de uma nova intervenção não foi respeitada. "O prefeito descumpriu aquilo que havíamos definido", disse.


O repasse mensal da prefeitura, conforme o provedor, foi cancelado. "A justificativa apresentada é que o hospital não possui certidões negativas", comentou. O provedor ainda ressaltou que a Santa Casa acumula uma dívida de aproximadamente R$ 4 milhões, entre imbróglios trabalhistas e débitos com fornecedores. "A prefeitura é a nossa única mantenedora", pontuou Correia.

Publicidade


Apesar do fechamento, profissionais que trabalham na Santa Casa, como médicos e enfermeiros, serão mantidos até o final do ano. O atendimento foi transferido para o Centro Municipal de Saúde, localizado no entroncamento das ruas Rio de Janeiro com José Oliveira Borges.


A ordem do Município, segundo informações da assessoria de imprensa, é "de funcionamento 24 horas". O local, na visão do provedor, não é adequado para receber casos de urgência e emergência. "Os pacientes que não estão sabendo dessa mudança estão sendo encaminhados para o novo lugar escolhido pela prefeitura para atender a população", disse.

Publicidade


Outro lado


O prefeito de Uraí, Sérgio Henrique Pitão, relembrou que a intervenção da Santa Casa acabou à zero hora desta segunda-feira (17), mas que a Irmandade da Santa Casa havia pedido a devolução do hospital em maio deste ano. Ele reiterou que não houve acordo nenhum de renovação de repasse.


WhatsApp Grupo Folha
WhatsApp Grupo Folha


"Não posso fazer repasse fora da legalidade, eles precisam apresentar uma certidão negativa para que o Município possa destinar o recurso", explicou Pitão.

(Atualizada às 20h10)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo