Os servidores técnico-administrativos do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) paralisam as atividades nesta quinta-feira (30), em Curitiba. O objetivo da mobilização, com duração prevista de 24 horas, é se posicionar contra a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que segundo eles representa a privatização do hospital.
Os servidores tinham voltado ao trabalho na segunda (27), depois de dois meses e meio de greve, acompanhando o movimento nacional da categoria. Durante esse período, mais de 40 mil consultas e 115 mil exames precisaram ser cancelados.
Consultas - Pacientes de Curitiba e Região Metropolitana que deixaram de ser atendidos por conta da paralisação podem remarcar as consultas a partir da sexta-feira (31), na Central de Agendamento do HC, portando a carteirinha do hospital e as requisições de exame.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Já os residentes em outros Estados e municípios do interior precisam entrar em contato telefônico com o Serviço de Ambulatório Médico (SAM). O número do SAM correspondente consta na carteirinha do HC.
Segundo a administração do hospital, as consultas serão agendadas em vagas previamente reservadas, conforme planejamento realizado anteriormente, e os exames de imagem terão agenda especial para atendimento à demanda reprimida pela paralisação.