Seja por entretenimento, resolução de assuntos profissionais ou simplesmente para conversar com um amigo, que a internet é prática, facilita a interação e, para alguns, proporciona momentos agradáveis. Em busca de tais facilidades é que muitas pessoas acabam usufruindo do computador de maneira descontrolada, e as ininterruptas horas à frente da tela acabam provocando sintomas como dor de cabeça, queimação nos olhos, lacrimejamento e vermelhidão, sinais característicos da Síndrome da Visão do Computador.
A incidência do distúrbio no Brasil é de 15%, considerada alta pelo Dr. Luiz Carlos Portes, membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. A síndrome acomete, em especial, os jovens, que encontram dificuldades em renunciar o vício. O especialista comenta que a fixação dos olhos em um mesmo ponto, no caso a tela, enfraquece a musculatura ocular e certamente, em algum momento, provocará incômodos à visão.
Um fato corriqueiro entre os portadores da síndrome é a diminuição da frequência de piscadas por segundo, problema que resseca os olhos, visto que a pálpebra é responsável pela lacrimação da região. Segundo o oftalmologista, as pessoas que já apresentam algum tipo de distúrbio visual são mais propensas ao surgimento da Síndrome da Visão do Computador e devem dobrar a atenção aos primeiros indícios.
Leia mais:
Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Para reduzir os riscos de tornar-se um potencial portador do problema, o ideal é manter o computador em uma distância de, no mínimo, 60 centímetros do corpo, e fazer um intervalo de cinco minutos a cada hora de permanência em frente ao computador. A posição do monitor também influencia, por isso a recomendação em manter o aparelho abaixo da linha de visão.
Saúde ocular
Após a consulta oftalmológica, o tratamento visa minimizar os efeitos da Síndrome por meio do uso prévio de óculos, além de exercícios para restabelecer a musculatura da região e para aqueles que não piscam regularmente é recomendado a utilização de colírios lubrificantes. Além destes cuidados, o aspecto saudável dos olhos pode ser conquistado por meio de medidas preventivas, sendo a principal delas a diminuição do período em frente ao computador. Com isso, o entretenimento é garantido e o bem estar dos olhos também.