Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em Curitiba

Transplante do "Bombeirinho de Maringá" será no dia 24

Mariana Franco Ramos - Redação Bonde
05 out 2012 às 12:15
João Daniel com a mãe, Ana Paula. Menino virou símbolo da campanha pela doação de medula - Théo Marques
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O transplante de medula óssea do menino João Daniel de Barros, de 6 anos, conhecido como o ''Bombeirinho de Maringá'', está marcado para o dia 24 de outubro, no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. Inicialmente agendado para a manhã desta sexta-feira (5), o procedimento foi adiado por conta da disponibilidade do doador, que mora fora do País.

O garoto já está na Capital desde o dia 10 de setembro, com a mãe, e segue realizando exames. Segundo o médico hematopediatra Lizandro Lima Ribeiro, do HC, uma semana antes de receber a medula João passará por um processo de condicionamento. "No caso dele, que tem uma leucemia linfoide aguda, será feito um preparo utilizando radioterapia e quimioterapia", afirma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A recuperação total demora aproximadamente seis meses. A expectativa, porém, é que em menos de 30 dias depois do transplante o "Bombeirinho" receba alta e já possa retornar a Maringá.

Leia mais:

Imagem de destaque
Oitavo mais frequente no mundo

Abril azul claro: alerta sobre o câncer de esôfago

Imagem de destaque
Dia Mundial da Malária

Gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas pela malária

Imagem de destaque
Oito meses de gestação

Saúde confirma que grávida de 25 anos morreu em decorrência da dengue em Londrina

Imagem de destaque
Entenda

Saiba quais são as formas legais de acesso a Cannabis para uso medicinal no Brasil


O caso - João ficou seis meses na fila do transplante do HC . Mas a luta contra a doença começou em 2007, quando veio o diagnóstico. Desde então, o menino enfrentou sessões de quimioterapia e passou por outras cirurgias, até receber a indicação do transplante.

Em 2010, o Corpo de Bombeiros de Maringá realizou um dos sonhos do menino: ser um bombeiro. Vestido com a réplica do uniforme da corporação, ele foi ''resgatado'' do quarto do hospital onde estava internado a bordo da escada da viatura. Com a divulgação do fato, acabou se transformando em símbolo nacional da campanha pela doação de medula óssea.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade