Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Atendimento a população

UBS Alvorada abre no fim de semana para vacinação contra difteria, tétano e coqueluche

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
07 ago 2024 às 16:33

Compartilhar notícia

- José Cruz/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As UBS (Unidade Básica de Saúde) do Alvorada ficarão abertas neste sábado (10) para disponibilizar a vacina dTpa - tríplice bacteriana acelular tipo adulto, que protege contra a difteria, tétano e coqueluche. A unidade fica na rua Poços de Caldas, 85, e neste dia funcionará das 8h às 17h. 


Essa ação tem como público alvo os trabalhadores da educação que atuam em barçários e creches com atendimentos de crianças de até 4 anos; trabalhadores de saúde que atendem crianças e gestantes; profissionais da saúde e profissionais que atuam como doulas. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O atendimento será por livre demanda, sem a necessidade de agendamento. Para se vacinar, basta comparecer à unidade portando documento pessoal e comprovante de vínculo empregatício com declaração da instituição. Os profissionais de saúde podem apresentar a carteira do conselho profissional.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS


Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o Município tem capacidade para vacinar mais de 1 mil pessoas somente neste dia e que uma equipe reforçada para dar agilidade ao processo foi montadada. 

Publicidade


“Mas isso vai depender da conscientização da população com relação à importância da vacinação. Infelizmente, por conta da baixa cobertura vacinal, estamos voltando a falar de doenças que há muitos anos não falávamos, como a coqueluche e o sarampo”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.


Sobre o público-alvo desta ação, Machado explicou que o profissional de saúde é todo aquele trabalhador da área que tem registro em Conselho de Classe, como médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, farmacêutico e dentista. 

Publicidade


“Todos estes profissionais devem receber uma dose de reforço da vacina. Também devem se vacinar os trabalhadores de saúde, ou seja, aqueles que trabalham na área administrativa e na logística, que tenham contato com crianças de até 4 anos de idade. Na área da educação, a orientação é que os profissionais que tenham contato com crianças de até 4 anos se vacinem também”, detalhou.


No momento, Londrina registra cinco casos confirmados de coqueluche, 20 casos suspeitos e um óbito. “Dos 20 casos suspeitos, ainda há alguns em análise, uns foram descartados, e cinco confirmados. Por isso, reforçamos a importância da vacinação. A vacina dTpa é de calendário, ou seja, está disponível em todas as UBS durante o ano todo e não precisa agendar para receber a dose", explica Machado. 


O secretário ainda ressalta que esta vacina começa na gestação, a partir da 20° semana e que por isso a orientaçã é de que as mulheres grávidas busquem as unidades para receber a vacina. Graças ao aumento o número de casos da doença em todo o Brasil, o público que deve receber a vacina foi ampliado. 


Sobre a coqueluche 


Também conhecida como tosse comprida, a coqueluche é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Bordetella pertussis, que afeta o trato respiratório, incluindo traqueia e brônquios. A doença é caracterizada por uma tosse seca e irritativa que pode durar semanas ou até meses. Outros sintomas, geralmente, incluem febre baixa e dor de cabeça.


Imagem
Saúde confirma óbito fetal por transmissão vertical de febre do Oropouche
A confirmação foi feita na sexta-feira (2) no estado de Pernambuco. A pasta informou que a grávida tem 28 anos de idade e estava na 30ª semana de gestação.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo