Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dia D

UBS funcionam até as 17h para multivacinação e saúde da mulher

N.Com
17 out 2020 às 14:56
- Cristine Rochol/PMPA/Fotos Públicas
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde promove, neste sábado (17), o Dia D. Diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas até às 17h para promover ações voltadas à saúde da mulher, incluindo a realização de exames de Citologia Oncótica (CO), avaliação clínica das mamas, agendamento de mamografia, além de vacinação, das campanhas contra poliomielite e multivacinação, voltadas a crianças e adolescentes.


Estarão abertas as UBSs da zona urbana, exceto as que são referência para síndromes respiratórias (Guanabara, Chef Newton, Maria Cecília, Bandeirantes, Ouro Branco, Vila Ricardo e Jardim do Sol) e as que estão com o atendimento suspenso (Vila Brasil, Ideal e Marabá).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na zona rural, duas unidades de saúde também vão participar do Dia D. São elas: as UBSs dos distritos de Guaravera e de Lerroville.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Tande, campeão olímpico de vôlei, sofre infarto

Imagem de destaque
Saiba mais

Confira quais são os direitos do consumidor na venda da operadora de plano de saúde

Imagem de destaque
Veja os sintomas

Transmitida por mosquito, febre oropouche tem alta no Brasil

Imagem de destaque
Sem condições

Médico acusado de trabalhar embriagado pula a janela para fugir da polícia em Mauá da Serra


Para ser atendido no Dia D é necessário agendar um horário na UBS de referência, por telefone. A lista das unidades, endereços e telefones está disponível no Portal da Prefeitura (clique aqui). Os agendamentos serão mais espaçados, a fim de evitar aglomerações, devido à pandemia viral, e permitir tempo hábil para a desinfecção das salas entre os atendimentos, garantindo mais segurança para as usuárias e servidores.

Publicidade


Vacinação


Neste sábado, os 399 municípios do Paraná promovem o Dia D de Mobilização Nacional de Vacinação.

Publicidade


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é voltada para crianças de 12 meses a menores de cinco anos. Já a de multivacinação objetiva atualizar a carteira vacinal de crianças e adolescentes de até 15 anos. O município de Londrina espera vacinar 26.264 crianças contra poliomielite e campanha de multivacinação pretende atingir 107.816 pessoas.


Saúde da mulher

No Dia D, além da realização de exame preventivo de colo do útero, avaliação das mamas e agendamento de mamografia, os profissionais de saúde farão uma avaliação completa da mulher. Eles darão orientações e, sempre que necessário, farão os encaminhamentos para atendimentos com outros profissionais, como nutricionistas e psicólogos e solicitarão exames laboratoriais, como o de sangue e a ultrassonografia.


O Ministério da Saúde preconiza a realização da mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos e o preventivo de colo uterino para as de 25 a 64 anos. Contudo, independente da faixa etária, se a mulher tiver alguma queixa, ela pode procurar o serviço de saúde para ser avaliada.

A ação faz parte do Outubro Rosa, campanha de conscientização que visa alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero. O principal objetivo é conscientizar as mulheres a buscar o atendimento em saúde.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade