Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção!

UBS's da zona rural estarão abertas no sábado para vacinação

Redação Bonde com N.Com
08 nov 2019 às 15:06
- Divulgação/N.com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para bloquear a disseminação do vírus causador da febre amarela, a Secretaria Municipal de Saúde fará, neste sábado (9), uma ação intensificada de vacinação na zona rural. Das 8 às 17 horas, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos distritos Warta, Irerê, Guaravera, São Luiz, Lerroville, e dos Patrimônios Três Bocas e Selva permanecerão abertas apenas para vacinar os moradores da região, na faixa etária de 9 meses a 60 anos. Ao mesmo tempo, equipes de saúde destas unidades irão percorrer as localidades, para vacinar os pacientes nas residências.

Esta iniciativa é uma segunda fase da ação realizada em 3 de agosto, também na zona rural de Londrina. Na época, 11 UBSs localizadas nos distritos e patrimônios rurais de Londrina ficaram abertas, e também houve visita em sítios, chácaras e residências mais afastadas. Foram verificadas 1.800 carteirinhas de vacinação, e aplicadas 650 doses da vacina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A diretora de Vigilância em Saúde do Município, Sônia Fernandes, explicou que esta segunda fase não vai abranger as UBSs do Patrimônio Regina, Guairacá, Maravilha e Paiquerê, pois já concluíram as vacinações nas comunidades durante a atividade de agosto. "Nas demais, acontece a vacinação na própria unidade, enquanto equipes visitam os sítios e fazendas, dando continuidade ao trabalho que iniciou na primeira ação”, frisou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Oitavo mais frequente no mundo

Abril azul claro: alerta sobre o câncer de esôfago

Imagem de destaque
Dia Mundial da Malária

Gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas pela malária

Imagem de destaque
Oito meses de gestação

Saúde confirma que grávida de 25 anos morreu em decorrência da dengue em Londrina

Imagem de destaque
Entenda

Saiba quais são as formas legais de acesso a Cannabis para uso medicinal no Brasil


No estado do Paraná, de 1º de julho a 21 de outubro deste ano, houve 24 notificações para febre amarela. Porém, no período epidemiológico anterior, referente a 1º de julho de 2018 a 1º de julho de 2019, foram 17 casos confirmados e um óbito pela doença.


A prevenção mais eficaz contra a febre amarela é a vacina. Com apenas uma dose, já se garante a proteção para a vida toda. Causada por vírus, a doença é transmitida somente pela picada de mosquitos contaminados. Esses insetos que transmitem a forma silvestre da febre amarela são encontrados em áreas silvestres e de mata, por isso as ações preventivas focam nas zonas rurais.

A aplicação da vacina também é recomendada 10 dias antes de viagem aos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Tocantins, Santa Catarina e São Paulo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade