O projeto de extensão "Promoção da Saúde Bucal para Pacientes da Terceira Idade" promoveu no último sábado (28) uma ação educativa com a Pastoral do Idoso na Paróquia Rainha dos Apóstolos (Av. Tiradentes, 43) para atender aos idosos da comunidade. Mensalmente, cerca de 400 pessoas idosas de várias instituições de Londrina, como asilos, entidades assistenciais e pastorais do idoso, são atendidas pelo projeto.
A atividade abordou os cuidados básicos com a saúde bucal em palestra educativa e preventiva sobre o tema, explicando como realizar a escovação de forma adequada, como higienizar as próteses dentárias e como armazená-las, além de orientar sobre o uso correto do fio dental e também sobre a dieta alimentar. Os idosos foram atendidos por estagiários do curso de Odontologia da UEL, que realizaram exame bucal, sob supervisão dos docentes, observando e anotando as condições de higiene de cada indivíduo, principalmente para identificar a existência de lesões na boca, comuns nesta idade pela ausência dos dentes e próteses mal adaptadas.
Com sete anos de atividades, o projeto de extensão tem como objetivo informar os idosos sobre os cuidados com a saúde bucal, conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção de doenças bucais na terceira idade e reforçar a importância da adoção de hábitos de escovação e uso do fio dental. Integrando a comunidade acadêmica e a sociedade, o projeto se justifica pelo fato da população de idosos no Brasil e no mundo ter crescido em ritmo acelerado. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013 o número de idosos era de 16,2 milhões, e estima-se que em 2060 os idosos poderão representar 26,7% da população (58,4 milhões de idosos).
Leia mais:
Investigação sobre desvios em compra de vacina da Covid volta ao STF, e PGR analisa em segredo
Droga injetável contra HIV é eleita descoberta de 2024 pela revista Science
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
Coordenado pelo professor Wagner José Silva Ursi, do Departamento de Odontologia Restauradora (ODO), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), o projeto é composto por 38 alunos do segundo ao quinto do Curso de Odontologia, entre estagiários colaboradores e bolsistas. Participam também a professora orientadora Maura Sassahara Higasi, do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil (MOOI), do CCS, e a técnica em higiene dental, Lírian Adriana Maria Pereira da Silva, ambas profissionais da Clinica Odontológica Universitária (COU) e participantes da atividade extensionista.