A celebração da Páscoa é esperada para reunir a família, mas principalmente pelas crianças, pois é o momento mais divertido de caça aos ovos de chocolates. Que o cacau proporciona benefícios para saúde já sabemos, principalmente pelo fato de conter propriedades anti-inflamatórias, vitaminas e minerais. Mas, o consumo do cacau só benéfico através do fruto ou em formatos que contem baixa porcentagem de açúcares.
No período de Páscoa é necessário redobrar a atenção, pois o açúcar presente nos chocolates podem trazer sérios problemas, de forma rápida, principalmente para a saúde bucal. E no caso das crianças, esses danos podem ser ainda maiores, já que estão na fase de desenvolvimento de dentes permanentes.
Para evitar problemas sérios e garantir a comemoração de forma divertida com os pequenos, a Dra. Patrícia Paiva,cirurgiã dentista da Boni Brasil apresentam seis dicas para garantir a saúde bucal durante o alto consumo de chocolates.
- Evite chocolates brancos por terem concentração maior de açúcar.
- Chocolate amargo é o que possui porcentagem maior de cacau, sendo a melhor opção para a saúde bucal, além de gerar outros benefícios para o bem estar.
- É muito importante a escovação após o consumo.
- Em crianças menores de 3 anos indicamos que a escovação seja realizada por adultos e utilize produtos sem flúor.
- Ofereça o chocolate como sobremesa;
- Consumir chocolate próximo à hora dormir é um risco muito maior. Durante o sono diminuímos a salivação, e os resquícios de açúcares e outros alimentos ajudam na proliferação das bactérias bucais (a carie).
- Acima de 4 anos é permitido a utilização por crianças de gel dental com flúor, sempre com a supervisão de um adulto.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Ressaltamos a importância da criança ser acompanhada por um odontopediatra para o acompanhamento do desenvolvimento da região mandibular e da saúde dos dentes.