Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Contra a surdez

Unopar realiza exames auditivos gratuitos nesta terça

Redação Bonde
09 nov 2009 às 16:08

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Professores e alunos do curso de Fonoaudiologia da Unopar estarão de plantão nesta terça-feira, 10 de novembro, realizando triagem auditiva, com exames gratuitos à população interessada das 8 às 11 horas, na Clínica do campus do Jardim Piza e no Centro Social Coração de Maria (esquina das avenidas Higienópolis e JK). A atividade faz parte das comemorações do Dia Nacional de Combate e Prevenção à Surdez.

Além dos exames gratuitos, o evento pretende repassar informações sobre os problemas que acometem saúde auditiva da população.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A perda da audição é uma das deficiências mais comuns na população brasileira. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Otologia, de cada mil crianças nascidas no País, três a cinco já nascem surdas. E, segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 15 milhões de brasileiros têm problemas auditivos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS


Outros dados estatísticos relevantes:
- 50 a 75% das deficiências auditivas são passíveis de serem suspeitadas no berçário através da triagem auditiva (otoemissões acústicas, também conhecida com teste da orelhinha).

Publicidade


- 7 a 12% de todos recém-nascidos têm pelo menos 1 fator de risco para deficiência auditiva. Desses, 2,5 a 5% de risco são portadores de deficiência auditiva, moderada ou severa.


- Quando o recém-nascido apresenta complicações neonatais e precisa de internação em UTI, cerca de 2 a 4 em 100 crianças apresentam algum déficit auditivo.

- 10 a 15% das crianças em idade escolar são portadoras de deficiência auditiva leve e flutuante. 2% são portadoras de deficiência auditiva que exigiriam o uso de aparelhos de amplificação sonora.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo