A partir da próxima segunda-feira (30), as unidades de saúde de Curitiba irão ofertar a vacina contra varicela, também conhecida como catapora. A dose estará incluída na tetra viral, que também protegerá contra o sarampo, caxumba e rubéola. A nova vacina será ofertada exclusivamente para crianças com 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral.
Com esta inclusão, o Ministério da Saúde estima redução de 80% das hospitalizações por varicela. Em Curitiba, só neste ano, já foram registrados 2.781 casos da doença.
Segundo o Ministério da Saúde, por ano cerca de 9 mil pessoas são internadas e mais de 100 morrem por causa da catapora no Brasil. A vacina tetra viral tem 97 % de eficácia e raramente causa reações alérgicas.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
De acordo com Moacir Pires Ramos, diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, a vacina estará disponível na rotina dos serviços públicos em substituição à segunda dose da vacina tríplice viral. "É importante que os pais fiquem atentos ao calendário de vacinas e levem as crianças com 15 meses para as unidades de saúde. As 109 unidades estarão ofertando a vacina".
Em geral, o primeiro sintoma da catapora é a febre, que em seguida evolui para lesões avermelhadas. Essas, por sua vez, tornam-se vesículas cheias de água, até que se rompem, formam casquinhas e secam. Nesse processo, se ocorrer alguma inflamação, o risco de gravidade é elevado.