Foram disponibilizadas 2.657 vagas de agendamento para vacinação contra a Covid-19 até esta quinta-feira (06). Nessas vagas, estão incluídas as doses bivalentes, encaminhadas pelo Ministério da Saúde para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 de 2023. O agendamento é feito no Portal da Prefeitura, e as doses são fornecidas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
As doses bivalentes são atualizadas com novas cepas do vírus. Nesse caso, além das cepas originais, protegem também contra a variante Ômicron, predominante em todo o mundo. Com essa proteção extra, quem for vacinado com a dose bivalente reduz ainda mais as chances de desenvolver um quadro grave da doença ou ir a óbito pela Covid-19.
Podem receber a dose bivalente pessoas que integram os grupos prioritários: população idosa (com 60 anos de idade ou mais), grávidas, mulheres no pós-parto (puerpério), pessoas imunossuprimidas maiores de 12 anos; e membros de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas (a partir de 12 anos de idade).
Leia mais:
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
As doses para pessoas que residem ou trabalham em ILPs (Instituições de Longa Permanência) são aplicadas in loco pelas equipes da SMS. Em todos esses casos, é preciso respeitar um intervalo de 120 dias, contados a partir da última dose recebida.
Para os demais grupos, incluindo adultos, adolescentes e crianças, as vacinas contra Covid-19 também continuam sendo fornecidas nas UBSs, mediante agendamento prévio. As doses estão disponíveis para toda população, a partir dos 6 meses de idade.